Acompanhamentos, Massas, Salgadas, Vegetarianas

Nhoque de moranga e sálvia na manteiga com molho rústico de tomates

Eu sou completamente por moranga cabotiá, gosto de usá-la em purê, refogada, assada e a tradicional moranga caramelada. Então esses dias eu decidi testar mais um prato que há tempos eu queria experimentar, é o Nhoque de moranga e sálvia na manteiga com molho rústico de tomates.

Preparei essa receita para servir com um dos vinhos que recebi da Winelands. Na última seleção, o país escolhido foi o Uruguai, os rótulos são o Gimenez Mendes Alta Reserva Tannat e o Malbec. Para essa harmonizar com o sabor terroso e delicado da moranga eu escolhi o Malbec.

Nhoque de moranga e sálvia na manteiga com molho rústico de tomates

Ingredientes para o nhoque:
2 xícaras de polpa de moranga cozida
1/2 xícara de farinha de rosca
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo (aproximadamente)
1 gema (ligeiramente batida)
1/2 dente de alho finamente picado
2 colheres (sopa) de manteiga
Azeite de oliva
Noz-moscada
Sal e pimenta

Para o molho:
12 folhas de sálvia
4 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta

Para a base:
3 tomates italianos maduros em pequenos cubos
1 cebola média picada
1 colher (café) de açúcar mascavo
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta


Modo de fazer:
Corte a moranga em pedaços, retire as sementes e corte em cubos grandes mantendo a casca. Polvilhe sal e pimenta e leve para assar em forno médio a baixo até que ela fique macia.

Retire do forno, usando uma colher retire a polpa e descarte a casca. Em uma frigideira coloque o alho e um fio de azeite de oliva, apenas para dar uma dourada. Adicione a moranga e refogue bastante em fogo baixo para eliminar boa parte da umidade. Esse processo leva uns 10 minutos até ela ficar mais sequinha.

Coloque a moranga em uma tigela, adicione a manteiga, misture e deixe esfriar. Adicione noz-moscada, a gema, sal e pimenta e a farinha de rosca. Misture bem e aos poucos comece a adicionar farinha de trigo até obter uma massa que homogênea, moldável e que não grude muito nas mãos. A moranga retém líquido, por isso, é importante resistir e não colocar muita farinha para manter a maciez e leveza do nhoque.

Separe a massa em pedaços, polvilhe um pouco de farinha sobre a bancada, faça rolinhos longos, corte os nhoques em retângulos e reserve em uma forma enfarinhada.

Leve ao fogo uma panela com água e sal, assim que ferver coloque os nhoques, cozinhe apenas 12 a 15 por vez. No momento que eles subirem para a superfície retire-os com uma escumadeira e coloque em um escorredor. Repita o processo até acabar.

Para a base de molho de tomate: Enquanto isso prepare o molho. Em uma frigideira coloque a manteiga e a cebola e refogue até ficar transparente. Acrescente o alho e açúcar mascavo e refogue rapidamente.

Adicione o tomate e cozinhe até que eles fiquem macios, ajuste o sal e a pimenta e reserve.

Finalização: Em uma frigideira coloque a manteiga e a sálvia, leve ao fogo até derreter, adicione os nhoques e refogue por alguns minutos. Se necessário ajuste o sal e a pimenta.

Para servir faça uma cama com o molho de tomate, cubra com os nhoques aromatizados com sálvia e sirva.