Aves, Bolinhos, Carnes, Faça em casa, Lanches e Petiscos, Pratos Leves, Salgadas, Saudáveis

Nuggets de frango caseiro

Eu fujo ao máximo de alimentos industrializados e a cada dia busco novas opções para preparar tudo o que eu posso em casa, além de ser mais saudável o sabor de uma comida caseira e incomparável.

As indústrias que produzem nuggets trabalham com apelo visual para atingir a criançada, por isso esse é um dos produtos preferidos por elas, sem contar os grandinhos que também adoram a praticidade e o sabor desse petisco de “frango”, mas ao comprar e servir nuggets para seu filho, sua família, você lê as informações quem constam na embalagem?

Confira alguns motivos para repensar o consumo desses produtos:
Matéria-prima: Não acredite que os empanados são feitos com filé de frango super selecionados, eles são preparados à base de uma mistura de partes nada nobres do frango.

Tabela nutricional: Esses empanados são calóricos e possuem baixa qualidade nutricional, são carregados de gordura saturada, pouca proteína e muito sódio.

Outros ingredientes: Veja esses nomes extrose, dextrina, aromas naturais, inosinato e guanilato dissódico… Eu duvido que alguém use algum desses ingredientes em casa, ou seja, eles servem para conservar e dar sabor e aroma nada naturais.

Então corra para a cozinha, dedique mais tempo às pessoas que você ama e isso inclui você. O resultado é mais saúde e muito mais sabor, essa receita rende 50 nuggets que podem ser congelados e preparados na hora que você quiser.

Nuggets de frango caseiro

Ingredientes:
500g de peito de frango
1 cebola grande
2 dentes de alho
Manjerona a gosto (somente folhas)
Sal e pimenta

Para empanar:
Nesse caso não vou citar quantidades, pois a absorção varia.
Farinha de rosca
Aveia laminada
Páprica picante*
Farinha de trigo
3 ovos
Sal

Modo de fazer:
No processador de alimentos coloque o frango em pedaços, a cebola partida em 6 partes, o alho, as folhinhas de manjerona, sal e pimenta. Bata até obter uma massa pastosa e uniforme.

Faça bolinhas com a massa de frango e coloque-as em uma bandeja, eu usei como padrão 15g de pasta de frango para que os nuggets ficassem todos com tamanho parecido. Você não precisa se preocupar em moldar os nuggets agora.

Agora prepare os ingredientes para empanar. Em uma tigela misture uma parte de aveia para uma parte de farinha de rosca e tempere com um pouco de páprica, na segunda tigela coloque a farinha de trigo e em uma terceira tigela quebre os ovos, adicione sal e coloque algumas colheres de água para deixar a mistura menos espessa e assim aumentar o rendimento.

Agora chegou a hora de empanar, passe a bolinha de frango no ovo, depois na farinha branca, retorne para o ovo e passe na mistura de aveia e farinha de rosca. Nesse momento você vai moldar os nuggets, deixando com um formato retangular, mas não com formas perfeitas.

Depois desse trabalhinho é só escolher a forma de preparo, você pode fritar em óleo bem quente, assar em forno médio e fazer na fritadeira sem óleo.

 

Eu preparei na fritadeira sem óleo, leva uns 15 minutos a 180C e depois mais alguns minutinhos a 200C. Lembre que isso vai variar de acordo com a quantidade, marca da fritadeira e assim por diante.

Resultado dos nuggets na air fryer, crocantes por fora, bem cozidos, coradinhos e úmidos por dentro, simplesmente perfeitos e muito saborosos. Não canso de repetir que comprar essa fritadeira foi um dos melhores negócios dos últimos tempos.

*Usei páprica picante para que os nuggets fiquem corados, pois como eu não iria fritar preferi garantir uma cor extra e é claro o sabor que é uma delícia.

Rende 50 unidades. Para congelar, acomode os empanados em uma forma, leve ao freezer e assim que estiverem congelados guarde em potes ou saco plástico, assim eles não ficarão grudados.