Acompanhamentos, Pratos Leves, Saladas, Salgadas, Saudáveis, Vegetarianas

Batata-doce assada com figo fresco

No último natal ganhei do Juan o livro Jerusalém Sabores e Receitas, o livro é maravilhoso, com receitas lindas, quero testar várias. A primeira escolhida foi a Batata-doce assada com figos frescos, esse prato é finalizado com uma redução de vinagre balsâmico que cria uma harmonização perfeita entre os sabores de cada ingrediente. O resultado é um prato rico em sabores, cores e com uma aparência sofisticada.

Ingredientes:
4 batatas-doces pequenas (1 kg)
5 colheres (sopa) azeite de oliva
40 ml vinagre balsâmico
20 g açúcar
12 cebolinhas, cortadas ao meio longitudinalmente e depois em pedaços de 4 cm
1 pimenta chilli vermelha fatiada fina
6 figos maduros (240 g) cortados em quatro
150 g queijo de cabra macio esfarelado (opcional)
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 220º C

Lave bem as batatas-doces, mantendo a casca divida ao meio longitudinalmente e corte cada metade em três gomos iguais.

Misture com três colheres (sopa) de azeite de oliva, duas colheres (chá) de sal e um pouco de pimenta-do-reino.

Espalhe os pedaços de batata-doce numa assadeira, com a casca para baixo e asse por cerca de 25 minutos até ficarem macias, mas não murchas. Retire do forno e deixe esfriar.

Coloque o vinagre e o açúcar numa panela pequena. Quando ferver, baixe a temperatura e cozinhe por 2 a 4 minutos, ou até engrossar. Retire a panela do fogo quando o vinagre ainda estiver mais ralo do que mel, acrescente uma gota de água antes de servir, se ficar espesso

Organize as batatas-doces numa travessa. Aqueça o restante do azeite numa panela e adicione a cebolinha e a pimenta. Refogue em fogo médio por 4 a 5 minutos, mexendo sempre sem deixar queimar a pimenta.

Coloque a mistura sobre as batatas, distribua os figos entre os gomos e regue com vinagre balsâmico. Sirva em temperatura ambiente, polvilhando o queijo esfarelado caso opte por usar.