Doces, Faça em casa, Sorvetes

Sorvete caseiro de maracujá

Os sorvetes prontos estão cada dia  ficando mais distantes do sabor verdadeiro da fruta, a não ser algumas marcas que conseguem se aproximar, mas o preço é não é nada doce. Além disso, sabemos que o sorvetes levam ingredientes péssimos pra nossa saúde,

Esses dias comprei maracujás na feira e decidi transforma-los em um sorvete, então encontrei essa receita que sem dúvida, foi a escolha perfeita. Claro que tem gordura e açúcar, mas não tem milhares outros ingredientes que são colocados em um sorvete industrializado.

O resultado foi um sorvete maravilhoso, bem cremoso e com um sabor incrível. Eu mantive as sementes, confesso que não tenho problema nenhum com elas, se achar melhor pode retirar.

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 e 1/2 xícara de suco de maracujá (fiz com 1 xícara de polpa com sementes e 1/2 de água)
3 claras em neve
1/2 xícara de água
1/2 xícara de açúcar

Calda:
2 maracujás grandes – polpa
10 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara de água

Modo de fazer:
Em uma panela coloque o açúcar e a água e leve ao fogo até começar a engrossar. Desligue e deixe amornar.

No liquidificador bata o leite condensado, o creme de leite, o suco de maracujá e reserve.

Bata as claras em neve até ficarem firmes, sem desligar a bateira comece adicionar a calda aos poucos até ficar brilhante. Desligue a batedeira, acrescente o creme do liquidificador e misture.

Leve ao freezer, depois de 2 horas, misture os ingredientes com o fouet (batedor de arame) e volte ao freezer. Depois de 2 horas repita o processo. Assim que estiver firme está pronto para servir.

Para a calda, leve uma panela ao fogo com a polpa de maracujá, a água e o açúcar, deixe cozinhar em fogo baixo por uns 15 a 20 minutos até engrossar.

A calda pode ser servida quente ou fria.

Como o sorvete tem pouca gordura o ideal é tirar do freezer uns minutinhos antes de servir.

A receita do sorvete vem do blog Na cozinha Brasil.