Faça em casa, Massas, Molhos, Pratos Leves, Salgadas, Saudáveis, Vegetarianas

Molho de tomate caseiro

A receita de hoje é daquelas super simples, mas que na correria da vida acabamos deixando de lado e optamos pelos molhos prontos, eles parecem inofensivos mas na realidade são cheios de sódio, glutamato monossódico e assim por diante.

Nesse vídeo a Francine do canal Do campo à mesa fala um pouco sobre os componentes indesejados dos molhos. Inclusive sugiro que você passeie pelos outros videos do canal para entender um pouco mais sobre os produtos que consumimos e tudo o que eles escondem. Use essas informações como inspiração e motivação para ir mais para a cozinha e preparar alimentos frescos e saudáveis.

É desse canal que vem a receita que trago para o blog hoje, ela convidou a Chef e jurada do MasterChef Brasil Paola Carosella para preparar um molho de tomate caseiro super saboroso e prático.

Ingredientes:
1k de tomates maduros (orgânico)
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picado
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Orégano, tomilho e louro frescos
Manjericão fresco
Sal e pimenta

Modo de fazer:
Corte os tomates ao meio e descarte o talo que prende a fruta, pique os tomates com pele e sementes e reserve.

Aqueça uma panela alta, adicione o azeite de oliva e a cebola, com o fogo baixo refogue a cebola por alguns minutos, coloque uma pitada de sal e continue refogando, isso fará com que ela solte líquidos e cozinhe, em seguida adicione as ervas e o alho e refogue rapidamente.

Agora com o fogo alto, adicione o tomate, um pouco de sal e pimenta moída na hora. Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos. E pronto, você tem um delicioso molho caseiro.

Fora do fogo rasgue algumas folhas de manjericão para não perder o aroma e frescor. Você pode usar o molho em massas, carnes e o que mais desejar.

Esse molho dura 4 dias na geladeira e pode ser congelado.

Fonte: Do campo a mesa