Ícone do site Mel e Pimenta

Pão caseiro fofinho | Pan Chino Venezuelano

Pães, eles estão sempre entre as receitas do Mel e Pimenta, e hoje estou trazendo uma receita de um pão caseiro fofinho e internacional. O pan chino é uma receita tradicional da Venezuela.

Além das nossas receitas bem brasileiras, eu amo descobrir sabores de outros países, gosto de reproduzir receitas tradicionais de outras nações para experimentar e compartilhar um pouco da cultura ligada à culinária.

Tenho uma querida leitora que se chama Claire, ela é Venezuelana e mora aqui pertinho de Porto Alegre, ela já fez muitas receitas do Mel e Pimenta. Através dela, pude conhecer as autênticas arepas venezuelanas, ela teve um restaurante venezuelano simplesmente delicioso.

Quando eu publicava receitas de outros países, a Claire me lembrava que continuava na espera de uma receita tradicional da Venezuela. Então, finalmente decidi preparar o pan chino que foi uma das sugestões que recebi dela e aqui estão eles, lindos, dourados e deliciosos.

Esses pães fofinhos são tradicionais nos restaurantes e nas casas das famílias venezuelanas. A massa é delicadamente adocicada, eles são muito macios e fáceis de fazer.

 

Receitas de outros países para inspirar você

 

 

Pão caseiro fofinho | Pan Chino Venezuelano

5.0 from 9 reviews
Pão caseiro fofinho | Pan Chino Venezuelano
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça esse pão que é pura fofura na sua casa também.
Autor:
Categoria: Pães
Cozinha: Internacional
Rende: 24 pães
Palavras-Chave:
Como fazer pão fofinho, pan chino, Pão, Pão caseiro fofinho, Pão fofinho, Pão venezuelano, Receita de pão, Receita de pão fofinho,
Ingredientes:
  • 240ml de água (1 xic)
  • 6g de fermento biológico seco (1 cc)
  • 75g de açúcar (1/3 xicara)
  • 1 ovo inteiro
  • 1 gema
  • 60g de óleo (1/4 xícara)
  • 600g de farinha de trigo (aprox)
  • 10g de sal (1/2 csp)
  • Finalização:
  • 1 clara
Modo de fazer:
  1. Em uma tigela coloque a água, o fermento, o açúcar, o ovo, a gema, o óleo e misture bem.
  2. Coloque uma xícara de farinha de trigo, misture e então adicione o sal.
  3. Continue acrescentando o restante da farinha gradualmente e misture até obter uma bola de massa que grude um pouco nas mãos.
  4. Coloque a massa sobre a bancada e sove por aproximadamente 15 minutos, polvilhando farinha de acordo com a necessidade, mas sem exageros.
  5. Divida a massa em 24 partes iguais (de aproximadamente 40g cada) e boleie ligeiramente, apenas para que fiquem mais redondinhas.
  6. Cubra para que ela não resseque.
  7. Agora, pegue cada bolinha de massa e modele para que elas fiquem perfeitamente redondas, boleando sobre a bancada, fazendo movimentos circulares com a palma da mão.
  8. Cubra a bolinha modelada e repita o processo com todos a massa.
  9. Unte uma forma de redonda de aproximadamente 26cm.
  10. Acomode cada bolinha de massa, coloque uma perto da outra para preencher bem os espaços.
  11. Cubra com um pano e leve a massa para crescer por 1h30 a 2h, ela deve praticamente dobrar de tamanho.
  12. Pincele os pães com a clara de ovo reservada e ligeiramente batida com algumas gotas de água.
  13. Leve o pão para assar por 25 a 30 minutos em forno preaquecido a 180°C.
Notas:
csp = colher de sopa
cc = colher de chá
3.5.3251

 

Dicas para a receita:

A fermentação

Como você pode perceber na descrição da receita, esse pão passa por apenas uma fermentação. Ele é sovado, em seguida a massa já é modelada em pequenas bolinhas e ele é levado para crescer. O tempo de fermentação depende muito da temperatura, aqui em casa levou 2 horas, pois o dia estava bastante frio.

Lembre de deixar fermentando sempre em local bem fechado, aqui em casa o lugar de fermentar pão é o forno micro-ondas, assim o pão fermenta longe de qualquer corrente de ar.

Um dica para deixar o ambiente de fermentação mais agradável é encher de água quente uma bolsa térmica e colocar ali dentro do forno. Isso ajuda muito na fermentação.

 

 

Fofinhos e deliciosos.

 

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

 

Conheci a receita no site Enharinando

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Sair da versão mobile