Xão inaugura no 4º Distrito

    Xão inaugura no 4º Distrito conectando a identidade industrial da região com a natureza

    O 4º Distrito, região que se tornou uma das áreas mais promissoras de Porto Alegre, ganhou um novo food hall inaugurado dia 11 de agosto. Focado em experiência, o XÃO chega com a proposta de ser diferente do óbvio, trazendo um novo olhar para o conceito de espaço que se tornou uma tendência na capital gaúcha nos últimos anos. Para isso, projetou um refúgio inspirador, que conecta a identidade industrial do bairro com a natureza e une gastronomia, cultura e música em um só lugar.

    Assinado pelo escritório de arquitetura Dado Simch Atelier, o projeto buscou ressignificar a característica mais árida do bairro, trazendo muito verde para o interior do XÃO. A vegetação está espalhada por todos os cantos, com diversas espécies inseridas no contexto industrial típico da região. Elementos de reuso, materiais de descarte e móveis antigos foram garimpados e ganharam nova vida, oferecendo ainda mais personalidade para o ambiente sustentável e minimalista. Ao todo, são 800m2 divididos em ambientes com áreas e mesas de diversos tamanhos, um bar central e uma curadoria de peças garimpadas e projetadas pelo próprio atelier especialmente para o XÃO, como luminárias, sofás, cadeiras e poltronas. Organizados para receber e celebrar diferentes ocasiões, o empreendimento tem espaços que podem atender de reservas a eventos para até 140 pessoas sentadas.

    Com uma proposta plural, o novo ponto de encontro da cidade foi pensado para receber pequenos e grandes grupos, pessoas que querem resolver uma refeição de forma mais rápida, ou aqueles que desejam passar o tempo com familiares e amigos. E, para atender diferentes gostos, no almoço, happy hour e jantar, o XÃO apresenta quatro operações gastronômicas, além de bar – com drinks clássicos e autorais, assinados pelo bartender Rafael Câmara – e uma cozinha rotativa, que será implementada nos próximos meses, sempre com a participação de chefs convidados que assumem um menu especial por tempo determinado. O ecossistema de experiências será complementado com música e programação cultural.

    Entre as marcas gastronômicas que estão fixadas no local estão a Quadrata, com pizzas artesanais de massa fininha e crocante, assinada por Paula A. Santo; Capitão – Finger Foods & Burgers, do chef Lorenzo Vanin; Kaito, com culinária japonesa por Aloísio Alves; e El Payador, a primeira parrilla a se instalar na região do 4º Distrito, com cardápio elaborado pela assadora Luciana Backi (@desandouamaionese), sob o comando do chef Kenji Itakura. Todas as operações oferecem opções vegetarianas e veganas.

    Com investimento de R$ 1 milhão, o XÃO também chega ancorado no valor afetivo. O espaço foi criado pelos primos Leonardo, Bruna, Amanda e William Battisti, cujas histórias se misturam com o 4º Distrito:  todos nasceram no bairro e cresceram em meio aos negócios da família – também no ramo da gastronomia  – instalados há mais de 30 anos na região.

    “A nossa família toda atua com gastronomia. Crescemos convivendo no restaurante, vivendo o atendimento ao público e aprendendo sobre o comando de um negócio. Essa experiência fez crescer na gente a vontade de empreender sozinhos. Começamos uma nova sociedade, também em família, mas agora com um novo olhar, mais jovem”, explica Bruna Battisti, uma das sócias.

     

    XÃO

    Endereço: Av. Pará, 582 – Navegantes – Porto Alegre

    Funcionamento: Terça a domingo, das 11h às 23h.

    Instagram: @xaobaroficial