Origens & Conexões Summit 2025 estreia com casa cheia e confirma força do movimento que une a gastronomia gaúcha
Mais de 400 profissionais lotaram o Teatro Unisinos, em Porto Alegre, no primeiro dia do evento, marcado por trocas, inspiração e a força criativa da chef Helena Rizzo, referência internacional e única mulher brasileira a conquistar uma estrela Michelin.
A gastronomia gaúcha ganhou um ponto de encontro que une propósito e ação. O primeiro dia do Origens & Conexões Summit 2025, realizado nesta segunda-feira (10) no Teatro Unisinos, em Porto Alegre, confirmou o que o setor esperava: o movimento veio para ficar. Centenas de pessoas — entre chefs, donos de restaurantes, produtores, professores e empreendedores — vindas de diversas cidades em um raio de até 447 quilômetros, lotaram o auditório em busca de inspiração, gestão e conexões reais para fortalecer um ecossistema que movimenta R$ 5,6 bilhões por ano e gera 60 mil empregos formais.
Na abertura, o idealizador do evento, empresário Leonardo Prade, foi direto: “O Origens & Conexões nasceu para ser o espaço da gastronomia gaúcha, um lugar para se encontrar, trocar ideias e impulsionar o setor. A iniciativa está criada”. A energia do público mostrou que havia carência de um palco como este — de convergência, de escuta e de protagonismo.
O dia foi marcado por histórias, provocações e aprendizados práticos. Os painéis reuniram nomes de peso da gastronomia e da gestão, como Carla Tellini, CEO do Grupo Press; Mateus Fell, fundador e CEO da rede Quiero Café; Sérgio Molinari, especialista em foodservice e sócio da Food Consulting; Rodrigo Bellora, chef agricultor e criador da Cozinha de Natureza; Aline Barili Alves, jornalista e idealizadora do marketplace Produtores Gaúchos Unidos; Flavia Mu, jornalista e sócia do restaurante Capincho; Arika Messa, chef reconhecida pela cozinha sustentável e finalista do Chef de Alto Nível da TV Globo; Mamadou Abdoul, professor e referência na fusão de culturas gastronômicas; Ângela Barcelos, chef do restaurante O Galo Cinza, referência em comida afetiva; Altemir Pessali, empresário e fundador do Grupo Pessali; Josiano Schmidt, empresário e líder de restaurantes como Di Pietro e MLBK; Rodrigo Carvalho (Índio), empresário e sócio da holding Manda Brasa Co., 20barra9 e De Rua; e Roberto Minuzzi, ex-atleta e especialista em alta performance. As conversas mostraram que o caminho da reconstrução passa pelo conhecimento, pela valorização do local e por uma nova forma de pensar o negócio da comida.

Créditos: Bruno Matheus
Entre tantos nomes do setor, quem roubou a cena foi Helena Rizzo, estrela Michelin e uma das vozes mais potentes da gastronomia brasileira, que emocionou a plateia ao compartilhar sua trajetória. Gaúcha e há três décadas vivendo em São Paulo, Helena revisitou sua caminhada de cozinheira a empresária e falou sobre a importância de unir ciência, arte e filosofia na cozinha. “Tenho saudade do tempo em que eu só era cozinheira”, disse, arrancando risos e aplausos. Em tom íntimo e inspirador, refletiu sobre liderança, gestão, soberania alimentar e o desafio da profissionalização em um setor que vive o dilema entre o prazer e a pressão do sucesso. “A cozinha é dia a dia, pra sempre. Se ganha nos detalhes”, resumiu.
O público reagiu com entusiasmo a cada história e insight. Entre uma fala e outra, a feira Produtores Gaúchos Unidos – Sabores do Terroir Gaúcho reforçou o propósito do evento: aproximar quem produz de quem transforma, valorizando o que nasce da terra e se multiplica na mesa.
O primeiro dia do Summit terminou com a sensação de que um novo ciclo começou. Inspirador e coletivo, o encontro deixou claro que o futuro da gastronomia gaúcha passa pela união entre propósito, gestão e conhecimento. E amanhã (11), o movimento continua com a programação prática de oficinas e rodadas de negócios, conduzidas por nomes como Sérgio Molinari, Carol Moretti, Raphael Dittrich e Tiago Perlott, além do Workshop Pós-NRA Sebrae, que trará os aprendizados da maior feira de foodservice do mundo. Será o momento de colocar a mão na massa — e nas ideias — em um dia de imersão técnica e conexões de mercado. Inscrições podem ser feitas no local pelo valor de R$ 180.
O evento tem patrocínio premium da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos de Porto Alegre e da CAIXA – Governo Federal. Também são patrocinadores: Sam’s Club, Blue Ville, iFood, Tramontina e Abrasel.


