Almôndegas cítricas de alho-poró
Almôndegas cítricas de alho-poró, essa é a receita que quero compartilhar com vocês hoje.
Eu já citei algumas vezes por aqui o livro Jerusalém Receitas e Sabores, o livro é um verdadeiro presente, que nos apresenta receitas tradicionais de Jerusalém, mas o mais lindo é que ele conta a história e peculiaridades sobre a relação do prato com a cultura.
Por mais que várias receitas desse livro sejam difíceis de fazer pela falta de alguns ingredientes específicos, esse é o livro que eu mais aproveitei, eu já reproduzi muitas receitas dele e ainda quero fazer muitas outras.
Essa receita é simplesmente incrível, o sabor do alho-poró supera o sabor da carne, o toque cítrico do limão, o frescor do iogurte natural… o conjunto dessas almôndegas transformará a sua refeição em uma deliciosa experiência.
Falando em conjunto, eu preciso compartilhar com vocês a história desse prato e a sugestão do autor. As Almôndegas cítricas de alho-poró são um prato típico dos judeus da Esmirna, e segundo a cozinheira Tamara que mora na Turquia, essa receita não deve ser modificada, pois foi ela foi aperfeiçoada durante anos até ficar perfeita. Então eu segui religiosamente a quantidade de ingredientes sugerida.
Confira essa receita deliciosa e prepare na sua casa.
Veja algumas ideias de pratos principais que eu selecionei para inspirar você.
- Bobó de frango
- Ragu de charque com batata-doce
- Receita de ossobuco com polenta cremosa
- Acém na panela de pressão com cerveja preta
Almôndegas cítricas de alho-poró
- 6 alhos-porós grandes aparados (800 g)
- 250 g de carne moída
- 90 g de farinha de rosca
- 2 ovos médios
- 2 colheres (sopa) de óleo de girassol
- 200 a 300 ml de caldo de galinha
- 80 g de iogurte grego natural
- 1 colher (sopa) de salsinha finamente picada
- Sal e pimenta
- Corte o alho poró em fatias médias e cozinhe no vapor por 20 minutos ou até que estejam completamente macios.
- Coloque o alho sobre uma peneira e deixe esfriar, coloque o alho poró sobre um pano de algodão limpíssimo, enrole fazendo uma trouxinha e esprema para retirar todos os líquidos. Guarde esse líquido para usar alguma receita, por exemplo para o preparo de uma carne, sopa, arroz.
- Coloque o alho no liquidificador ou processador e pulse algumas vezes para que fique picado, mas não deixe virar uma pasta.
- Em uma tigela média coloque o alho, a carne, a farinha de rosca, os ovos, sal e pimenta do reino.
- Misture bem e modele discos de aproximadamente 7cm x 2cm. Refrigere por 30 minutos.
- Leve ao fogo uma frigideira grande e de fundo grosso e aqueça muito bem, adicione o óleo e grelhe cada disco para que eles fiquem bem dourados dos dois lados.
- Limpe a frigideira, coloque os discos de volta, despeje caldo para cobrir as almôndegas, acrescente o suco de limão e mais um pouco de sal.
- Coloque a tampa e deixe ferver por 30 minutos em fogo baixo, depois retire a tampa e cozinhe até que todo o líquido evapore.
- Retire do fogo e reserve.
- Sirva as almôndegas mornas, com iogurte grego natural e salsinha.
- *Observação: eu modelei as minhas almôndegas um pouco maiores e rendeu quatro unidades.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Uma almôndega diferente e deliciosa.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Olá Eline, adorei a receita e sabendo que é do Yotam Ottolenghi fiquei ainda mais animada, assisti alguns episódios do programa A culinária Mediterrânea de Yotam Ottolenghi e fiquei encantada, ele é incrível. Tenho apreciado preparos que acompanham iogurte, é diferente, fresco, inovador. Vou fazer, depois te conto!
Bjo e boa semana.
Oi Cris
Sim, as receitas deles são maravilhosas né. Amo o livro dele.
Depois me conta se gostou.
Beijo