Salgadas, Acompanhamentos, Pratos Leves, Saudáveis, Tortas

Quibe assado e recheado com carne e nozes

Há muito tempo eu queria preparar um quibe assado, mas o tempo foi passando e o tal quibe nunca foi feito. Essa semana eu decidi fazer, saí em busca de ideias e encontrei a receita desse quibe assado e recheado com carne e nozes delicioso.

Pesquisando pela internet eu encontrei tantas opções, milhares de variações, mas eu queria fazer uma receita que fosse bem próxima dos quibes preparados no Oriente Médio. Então eu lembrei que tinha um livro que poderia me ajudar…

Corri em busca do livro Larrousse Cozinhas do Mundo, que é uma coleção de livros de receitas tradicionais de todos os continentes e seus países. Esse conjunto de livros é maravilhoso, na minha opinião, ele deveria ter mais fotos, mas mesmo assim é incrível. Cada livro é repleto de curiosidades e receitas maravilhosas de cada região.

Eu busquei o livro que tem receitas do Oriente Médio e encontrei essa receita de quibe assado e recheado com carne e nozes que é tradicional no Líbano e na Síria e é maravilhoso.

 

Quibe assado e recheado com carne e nozes

Quibe assado e recheado com carne e nozes

 

Quibe assado e recheado com carne e nozes
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Um prato completo, fácil e delicioso.
Autor:
Categoria: Carnes
Cozinha: Internacional
Rende: 6 porções
Palavras-Chave:
carne moída, como fazer quibe, Quibe, quibe assado, quibe recheado, Trigo para quibe,
Ingredientes:
  • Para a base:
  • 300g de trigo fino para quibe
  • 300g de carne bovina moída
  • 1 cebola média picada
  • Sal e pimenta preta

  • Para o recheio:
  • 200 g de carne bovina moída
  • 1 cebola média picada
  • 100g de nozes picadas
  • 50g de manteiga
  • 100ml de água gelada
  • 1 pitada de canela
  • Pimenta preta
  • Sal

  • Para finalizar:
  • 80g de manteiga
Modo de fazer:
  1. Coloque o trigo em uma peneira e lave. Acomode a peneira sobre uma panela, coloque na geladeira e deixe descansar e escorrer por pelo menos duas horas. Se possível, faça isso na véspera.
  2. Mesmo que a carne esteja moída, precisamos obter uma pasta. Por isso, passe a carne no processador para triturar ainda mais.
  3. Coloque a carne em uma tigela, adicione a cebola, o trigo para quibe, sal e pimenta preta.
  4. Misture muito bem os ingredientes até que estejam completamente integrados.
  5. Em seguida, passe novamente essa mistura no processador acrescentando a água gelada até obter um pasta. No meu caso foi necessário dividir a massa em duas vezes, pois não caberia no processador. Reserve essa mistura.
  6. Em uma frigideira coloque a manteiga e a cebola, doure até ficar transparente, acrescente as nozes, refogue rapidamente e adicione a carne e refogue bem por aproximadamente 10 minutos. Adicione o sal, a pimenta e a canela e misture bem.
  7. Preaqueça o forno a 180 C.
  8. Unte um refratário de 30 cm x 20 cm com manteiga, espalhe uma camada da massa de carne usando menos de metade, essa camada deve ficar com aproximadamente 1 cm, espalhe o recheio de carne e nozes e cubra com o restante da massa.
  9. Usando uma colher úmida ou a própria palma da mão umedecida, aperte a massa para que ela fique bem uniforme e lisa. Com delicadeza, passe a ponta de uma faca entre o refratário e o quibe. Em seguida, desenho losangos na superfície da massa.
  10. Pulverize um pouco de água gelada na superfície do quibe, espalhe os pequenos pedacinhos de manteiga e leve para assar por 30 minutos a 180C. (eu usei menos manteiga do que deveria, pois não tinha a quantidade necessária em casa)
  11. Na metade do tempo de cozimento pulverize mais um pouco de água novamente.
 

 

 

Sirva esse deliciosa quibe assado e recheado com carne e nozes com iogurte grego ou coalhada.

 

Quibe assado e recheado com carne e nozes

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

Quibe assado e recheado com carne e nozes 7

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

 

Quibe recheado carne nozes

6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: