Integrais, Pães e Pizzas, Salgadas, Saudáveis

Pão integral de leite

Você sabe que aqueles pães integrais industrializados, na maioria das vezes, de integral só tem o nome? Sim, a indústria anda encontrando formas de maquiar os produtos e como a ANVISA não tem regras claras que definem a composição de um pão integral nós acabamos comprando “gato por lebre”.

Uma forma usada para maquiar os produtos substitui a farinha de trigo integral por farinha de trigo misturada com farelo de trigo, depois disso ainda entram os elementos químicos para conferir maciez, cor, aroma e fazer com que os pães durem uma semana na sua casa sem ficar duro e mofado.

Os alimentos estão perdendo a sua essência, estamos ingerindo produtos sem alma, por isso é hora de deixar de lado a preocupação focada apenas na quantidade de calorias e sódio. Temos que ir mais fundo e entender o que estamos consumindo.

A melhor forma de entender o que estamos consumindo é preparando o nosso próprio alimento, fazer pães em casa não é tão difícil quanto parece.

Hoje estou trazendo mais uma receita para incentivar você a ir para cozinha, ter contato direto e escolher os ingredientes, amassar um pão, deixar que a sua casa fique com o aroma único de pão caseiro e depois reunir a família em volta da mesa para degustar.

Esse pão é uma delícia, fofíssimo, com textura, cheio de fibras e muito sabor.

Pão integral de leite

Ingredientes:
250 ml de leite morno
3 colheres (sopa) de nata ou creme de leite
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1/2 colher (sopa) de sal
250 g de farinha integral (aprox. 2 xícaras)
300 g de farinha de trigo (aprox. 2 e 1/2 xícaras)
1 ovo

Modo de fazer:
Em uma pequena tigela coloque o leite morno, o açúcar e o fermento, misture e deixe descansar por uns 10 minutos.

Em outra tigela bata o ovo com a nata ou creme de leite e reserve.

Agora em uma bacia grande coloque a farinha integral, metade da farinha de trigo o sal e misture, adicione o leite com fermento, o ovo batido com nata e comece a incorporar os ingredientes. Vá colocando o restante da farinha de trigo aos poucos até obter uma massa lisa e homogênea.

Coloque a massa sobre uma bancada levemente polvilhada e comece a sovar, se necessário acrescente um pouco mais de farinha, mas não exagere para manter a maciez do pão. A massa vai deve grudar bem pouquinho na mão, quase nada mesmo. Sove até que a massa esteja lisa e esticando, o ideal é sovar por 15 minutos ou mais.

Cubra a tigela com filme plástico e deixe dentro do forno (desligado) por 1 hora ou até dobrar de volume.

Coloque a massa sobre a bancada, expulse o excesso de ar, modele dois pães no formato que desejar, acomode na forma e leve para crescer coberto e em local seco até dobrar de volume.

Depois que os pães estiverem crescidos, leve para assar em forno preaquecido a 200 C. Até que ele fique assado, dourado por fora.

Pão Integral de Leite