Aves, Carnes, Salgadas, Sem Fritura

Frango crocante, dourado e sem fritura

Já falei algumas vezes sobre a fritadeira sem óleo (Airfryer), mas eu não canso de dizer o quanto gosto desse eletroportátil, faço questão de contar a minha experiência, pois antes de comprar eu tive muitas dúvidas, algumas pessoas elogiavam e outras criticavam, mas hoje posso afirmar que a nossa relação é de mais puro amor.

Acho maravilhoso poder comer um frango crocante, douradinho, sem nada fritura e sem sujeira.

Por mais que muitas pessoas pensem que na Airfryer se consegue o mesmo resultado que um forno, preciso dizer que é completamente diferente, o forno retira a umidade e para que um pedaço de frango fique cozido e crocante ele vai acabar ficando ressecado. No caso da fritadeira sem óleo, seu ele estará cozido, crocante e úmido por dentro.

Agora falando da receita, esse frango é simplesmente uma delícia, bem temperado, com aquela casquinha deliciosa. Vale muito a pena fazer.

 

Frango crocante, dourado e sem fritura

Ingredientes:
700 g de sobrecoxa sem osso e pele (pode ser feito com peito)
2 xícaras de buttermilk (2 xícaras de leite + 4 colheres (sopa) de suco de limão)
2 dentes de alho
Sálvia e manjerona
Sal e pimenta

Para empanar:
250 g de farinha de trigo
Páprica picante a gosto
Pimenta-caiena a gosto
Sal

Modo de fazer:
Comece preparando o buttermilk, em um recipiente coloque o leite e adicione o limão, mexa e deixe descansar por 20 minutos, o leite vai ficar mais espesso.

Coloque os pedaços de frango em uma tigela, tempere com sal e pimenta, adicione o alho finamente fatiado, pique uma boa quantidade de ervas e espalhe sobre o frango, despeje o buttermilk sobre o frango, cubra com filme plástico e leve para a geladeira. O ideal é preparar na véspera e deixar marinando até a hora do preparo, caso não seja possível deixe descansando por no mínimo 30 minutos.

Em uma tigela coloque todos os ingredientes para empanar, misture bem.

Escorra o excesso do buttermilk e passe cada pedaço de frango pela farinha empanando muito bem.

Agora você vai fazer o preparo de acordo com a forma que prefere, você pode fazer na fritadeira sem óleo, assar ou fritar.

Os meus foram preparados na minha amada Airfryer, como você pode ver eles ficam dourados e visivelmente crocantes. Para que fiquem com essa cor eu gosto de pincelar um pouquinho de azeite de oliva nos últimos 5 minutos, mas é bem pouco mesmo.