Integrais, Pães e Pizzas, Salgadas, Saudáveis

Pão de Centeio e Linhaça

Preparar pães usando farinha integral e farinha de centeio nem sempre é muito fácil, às vezes eles não ficam tão macios, eu tenho feito muitos pães integrais e acredito que esteja acertando a proporção, pois eles têm ficado macios e muito saborosos. Esse é um deles, é um pão consistente e rico em fibras em função do centeio, mesmo assim é macio e muito gostoso.

Ingredientes:
250 g farinha de trigo
150 g farinha de trigo integral
100 g de farinha de centeio

40 g de linhaça dourada
1 envelope de fermento granulado (10 gramas)
300 ml de água morna
1 colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de óleo vegetal
Modo de fazer:
Em um recipiente grande misture as farinhas, a linhaça e o sal, faça um buraco no centro e reserve. Em uma tigela pequena coloque metade da água, o mel e o fermento, misture bem e deixe crescer por uns 10 minutos.
Coloque a mistura de fermento no buraco feito na farinha, adicione o óleo e com a ponta dos dedos comece a misturar aos poucos o restante da água até obter uma massa que desgrude das mãos.
Coloque a massa na bancada e sove por uns 10 minutos até obter uma massa elástica e uniforme. Acomode a massa em um recipiente, cubra com filme plástico e deixe crescer por uma hora no forno (desligado).
Depois desse tempo a massa deve ter dobrado de volume, coloque-a sobre a bancada e sove novamente, modele dois pães médios ou um grande no formato que desejar, acomode em forma untada, deixe crescer por 45 minutos e leve para assar a 180 graus por 30 a 40 minutos.