Massas, Peixes e Frutos do Mar, Salgadas, Saudáveis

Penne ao molho de camarão com alho assado | Ohmybeer

Aqui na cozinha do Mel e Pimenta as experiências continuam firmes e fortes e além das experiências gastronômicas, todo mês tem receita especial para harmonizar com as cervejas do clube de Ohmybeer e isso tem nos proporcionado momentos memoráveis de degustação e divinas harmonizações.

Felizmente, cada vez mais o consumo de cerveja tem mudado, a cerveja passou a andar lado a lado com a gastronomia, passou a ser uma experiência a ser apreciada e sentida. Com essas mudanças culturais fazer parte desse clube de cervejas é muito interessante e instigante, pois tenho sido apresentada a rótulos únicos e especiais.

Nessa seleção recebi a cerveja canadense Rescousse, a paulista Hamurabi, a belga Biologique e a belga Hommel Bier Poperings que foi escolhida para harmonização.

A Hommel Bier Poperings é uma cerveja que no nome já faz uma homenagem aos lúpulos, mas apesar disso não é uma cerveja de grande amargor, tem uma grande harmonia com o sabor frutado e azedinho, o aroma lembra coo e mel. Por ser uma cerveja leve e perfumada optei por harmonizar com frutos do mar e preparei uma receita deliciosa com camarão e alho assado.

Fiz esse alho assado pela primeira vez e fiquei perdidamente apaixonada, ele fica suave, aromático e com um sabor incrivelmente delicado.

Penne ao molho de camarão com alho assado

Ingredientes:
250 g de mini penne
400 g de camarão limpo e pré-cozido
1 cebola roxa média
1 cenoura média
1 cabeça de alho
3/4 de lata de tomates pelados amassados
1 colher (sopa) de manteiga
Azeite de oliva
Sal e pimenta

Modo de fazer:
Aqueça o forno a 250C, corte a parte superior do alho embrulhe em papel alumínio e leve para assar por 40 minutos.

Enquanto isso, pique finamente a cebola e a cenoura e reserve.

Leve ao fogo uma panela com água para cozinhar a massa.

Tempere os camarões com sal e pimenta.

Leve ao fogo uma frigideira e aqueça muito bem, regue com um fio de azeite de oliva, adicione os camarões e refogue-os por aproximadamente 5 minutos. Coloque os camarões em um prato e reserve.

Com o alho assado e já cremoso, segure na base e esprema para extrair o purê de alho em um prato.

Leve ao fogo a mesma frigideira, coloque a manteiga e a cebola e refogue até que ela comece a ficar transparente, adicione a cenoura e continue refogando, acrescente o purê de alho e refogue por mais alguns minutos. Acrescente os tomates pelados, adicione sal e pimenta e deixe ferver em fogo baixo por 10 minutos.

Cozinhe a massa em água e sal, mas deixe no fogo por 1 minuto a menos do que consta na embalagem, pois vamos finalizar a massa com o molho. Escorra a massa, coloque-a de volta na panela, acrescente o molho e os camarões e cozinhe em fogo baixo por mais um minutinho. Assim o molho envolverá a massa e os sabores ficarão totalmente integrados.

Decore com manjericão e sirva.