Tortinha salgada de vegetais
Esses dias a minha geladeira estava lotada de ingredientes orgânicos e super saudáveis que eu trago lá da minha terra, Nova Bassano, todos são plantados na horta dos meus pais e da minha irmã mais velha, tudo sem agrotóxicos e com um sabor único.
Como não estávamos conseguindo consumir tudo e eu acho inaceitável desperdiçar alimentos, decidi inventar uma tortinha para aproveitar essas delícias, a minha ideia era fazer algo que continuasse saudável, sem muitas farinhas ou gorduras. O resultado ficou maravilhoso, é uma torta que se come com prazer, cheia de fibras e muito nutritiva.
Essa tortinha é uma ótima sugestão para inserir vegetais na alimentação da criançada e dos adultos também.
Ingredientes:
2 xícaras de flores de brócolis (flores sem talos grossos)
2 xícara de alho poró finamente fatiado (use também a parte verde)
1 xícara de couve fatiada (sem talos)
1 colher (sopa) de manteiga
2 ovos ligeiramente batidos
3 colheres (sopa) de queijo parmesão
1/4 de xícara de leite (pode ser de soja)
5 colheres (sopa) de aveia em flocos médios
2 colheres (sopa) de farinha de arroz ou farinha de trigo (aproximadamente)
3 colheres de cebola picada
1 dente de alho finamente picado
Parmesão para polvilhar
Aveia para polvilhar a forma
Sal e pimenta
Dicas:
– Para fazer receita sem lactose substitua a manteiga por óleo de coco ou óleo de girassol, o leite por leite de soja e o use um queijo parmesão sem lactose.
– No caso de preparo sem glúten devido à intolerância, além da farinha de arroz você deve usar aveia livre de glúten, pois a maioria das aveias do mercado sofre contaminação.
– Essa receita não usa os talos dos vegetais, mas isso não significa que você deve desperdiçar os ingredientes, use a criatividade e aproveite-os em caldos, sopas, farofas, sucos e outros preparos.
Modo de fazer:
Preaqueça o forno a 200 ºC.
Aqueça uma frigideira, derreta a manteiga e coloque os brócolis, o alho poro e couve. Refogue por poucos minutos apenas para começar a murchar os ingredientes. Adicione uma pitada de sal e deixe esfriar.
Assim que os vegetais estiverem mornos adicione o leite, a cebola, o alho, o queijo ralado e os ovos. Coloque a aveia e misture, adicione a farinha escolhida e integre bem os ingredientes.
A ideia é obter uma mistura leve, sem muita farinha, caso esteja com muito líquido acrescente mais um pouquinho de farinha. No meu caso não foi necessário.
Adicione pimenta moída e ajuste o sal.
Unte uma forma pequena com manteiga e polvilhe um pouco de aveia, no fundo, formando uma camada finíssima. Usei uma forma de fundo removível de 15 cm de 2 forminhas de cupcakes.
Despeje a massa na forma escolhida, polvilhe queijo parmesão e leve para assar por uns 20 a 30 minutos. Ela deve ficar firme no centro e com a superfície levemente dourada.
Serve 2 pessoas.
interessante a receita! Mas adorei saber que existe aqui no Br uma cidade chamada Nova Bassano. Lá na Italia, conheci a cidadela de Bassano del Grappa bem ali na divisa com a Austria, Linda Bassano.
Oi Maria Cristina!
Sim, essa receita é simples, saudável e muito gostosa.
Nova Bassano é uma pequena e bela cidade da serra gaúcha. Quando estive na Itália, fiz questão de ir até Bassano Del Grappa para conhecer, que cidade mais linda, charmosa e com tanta história para contar. Que bom que você conheceu Bassano Del Grappa.
Um beijo!
Amo tuas receitas. Gosto muito de inventar coisas com que tenho em casa e teu Blog sempre me dá dicas maravilhosas. Esta torta é um exemplo. Vou fazer! Beijos.
Oi Eline,
Parabéns pelo blog!!
Hoje estava com um monte de vegetais “rolando” na geladeira e achei essa sua receita. Fiz com o que tinha: brócolis, couve flor, acelga e um resto de frango assado do fim de semana. Ficou uma delícia! Super versátil, saborosa e não fica “massuda”. Depois dessa receita, nunca mais teremos verduras indo para o lixo ❤️,
A turma aqui em casa adorou
Obrigada pelo seu lindo trabalho!
Olá Maira
Que coisa boa receber a sua mensagem, é o que tem de mais gratificante. Nada é melhor do que saber que a família aprovou, que vocês gostaram. Essa tortinha é simples e daquelas bem versáteis mesmo, dá pra inventar muito com o que tem na geladeira.
Obrigada de coração e espero que você possa aproveitar outras receitas.
Beijo!!!
Olá, a torta parece deliciosa. Será que posso congelar? Porque pretendendo fazer porções pequenas.
Olá Isis
Sim, é uma torta saudável e que dá prazer de comer. Nunca cheguei a congelar, mas acredito que depois de assada seja possível sim.
Se você testar, depois me conta se deu certo.
Beijo e obrigada pela visita.