Salgadas, Saudáveis, Sem Glúten, Sem Lactose, Tortas, Vegetarianas

Tortinha salgada de vegetais

Esses dias a minha geladeira estava lotada de ingredientes orgânicos e super saudáveis que eu trago lá da minha terra, Nova Bassano, todos são plantados na horta dos meus pais e da minha irmã mais velha, tudo sem agrotóxicos e com um sabor único.

Como não estávamos conseguindo consumir tudo e eu acho inaceitável desperdiçar alimentos, decidi inventar uma tortinha para aproveitar essas delícias, a minha ideia era fazer algo que continuasse saudável, sem muitas farinhas ou gorduras. O resultado ficou maravilhoso, é uma torta que se come com prazer, cheia de fibras e muito nutritiva.

Essa tortinha é uma ótima sugestão para inserir vegetais na alimentação da criançada e dos adultos também.

Ingredientes:
2 xícaras de flores de brócolis (flores sem talos grossos)
2 xícara de alho poró finamente fatiado (use também a parte verde)
1 xícara de couve fatiada (sem talos)
1 colher (sopa) de manteiga
2 ovos ligeiramente batidos
3 colheres (sopa) de queijo parmesão
1/4 de xícara de leite (pode ser de soja)
5 colheres (sopa) de aveia em flocos médios
2 colheres (sopa) de farinha de arroz ou farinha de trigo (aproximadamente)
3 colheres de cebola picada
1 dente de alho finamente picado
Parmesão para polvilhar
Aveia para polvilhar a forma
Sal e pimenta

Dicas:
– Para fazer receita sem lactose substitua a manteiga por óleo de coco ou óleo de girassol, o leite por leite de soja e o use um queijo parmesão sem lactose.

– No caso de preparo sem glúten devido à intolerância, além da farinha de arroz você deve usar aveia livre de glúten, pois a maioria das aveias do mercado sofre contaminação.

– Essa receita não usa os talos dos vegetais, mas isso não significa que você deve desperdiçar os ingredientes, use a criatividade e aproveite-os em caldos, sopas, farofas, sucos e outros preparos.

Modo de fazer:
Preaqueça o forno a 200 ºC.

Aqueça uma frigideira, derreta a manteiga e coloque os brócolis, o alho poro e couve. Refogue por poucos minutos apenas para começar a murchar os ingredientes. Adicione uma pitada de sal e deixe esfriar.

Assim que os vegetais estiverem mornos adicione o leite, a cebola, o alho, o queijo ralado e os ovos. Coloque a aveia e misture, adicione a farinha escolhida e integre bem os ingredientes.

A ideia é obter uma mistura leve, sem muita farinha, caso esteja com muito líquido acrescente mais um pouquinho de farinha. No meu caso não foi necessário.

Adicione pimenta moída e ajuste o sal.

Unte uma forma pequena com manteiga e polvilhe um pouco de aveia, no fundo, formando uma camada finíssima. Usei uma forma de fundo removível de 15 cm de 2 forminhas de cupcakes.

Despeje a massa na forma escolhida, polvilhe queijo parmesão e leve para assar por uns 20  a 30 minutos. Ela deve ficar firme no centro e com a superfície levemente dourada.

Serve 2 pessoas.