Salgadas, Saudáveis, Sopas e Cremes

Creme de moranga e funghi secchi

Meu blog já tem quase quatrocentas receitas, mas sei que preciso oferecer maior variedade em algumas categorias, as principais são sopas e saladas. Por isso, estou aproveitando o frio aqui do Sul para reforçar o time de caldos, sopas e cremes. Tenho criador receitas de cremes misturando ingredientes e vegetais e tem dado super certo.

Esse é o caso da sopa de hoje, depois de ver a prova eliminatória do MasterChef Brasil em que os participantes tinham que usar cogumelos em seus pratos eu me inspirei e criei a minha sopa deliciosa.

Vale a pena aproveitar o frio e fazer, pois ficou incrível.

 

Ingredientes:
20 g de funghi secchi
1 xícara de água fervente
1/2 cebola média picada
1 colher de sopa de manteiga
500 g de abóbora cabotiá em cubos
1/2 cebola média
1 dente de alho
2 ramos de salsa
1 l de água
Sal

Modo de fazer:
Em um recipiente pequeno coloque os cogumelos e despeje a água fervente, deixe hidratando por no mínimo meia hora.

Enquanto isso, leve ao fogo uma panela com a água, a meia cebola, o alho, a salsa, a moranga, sal e deixe ferver até que a moranga fique macia. Com uma escumadeira escorra e reserve a moranga. Descarte os temperos da fervura e mantenha o caldo na panela.

Agora retire os cogumelos do caldo e esprema para expulsar o excesso de líquido. Peneire e reserve o caldo, pois você irá usá-lo depois.

Corte os cogumelos em pedaços, aqueça uma frigideira, adicione a manteiga, a cebola e os funghis e comece a dourar, quando começar a secar adicione colheradas de caldo e deixe secar novamente, repita esse processo até que os cogumelos estejam macios e na frigideira um caldinho espesso e brilhante. Ajuste o sal e desligue o fogo.

No liquidificado coloque os cogumelos e quase toda a moranga, coloque algumas conchas do caldo de cozimento da abóbora e bata até obter um creme liso. Experimente, veja se é necessário colocar o restante da moranga ou caldo. Ajuste o sal e o sabores de acordo com seu paladar e sirva.

Dica: você pode separar as sementes da abóbora para decorar e dar crocância ao prato. Retire as sementes, lave bem retirando todos os pedacinhos da abóbora, seque com papel toalha. Coloque-as em uma forma, polvilhe sal e alho desidratado. Leve para assar até ficarem crocantes, leva aproximadamente 15 minutos em forno a 180 C.