Salgadas, Tortas

Quiche de abobrinha, cebola e bacon

Poema de Outono

Quero apenas cinco coisas..
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são teus olhos
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser… sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando.
Pablo Neruda
Piqueniques e o outono
Comecei esse post com o poema do Pablo Neruda, pois o outono é assim, uma das mais lindas estações, com temperaturas mais agradáveis, o chão fica dourado pelas folhas secas que caem preparando o caminho para a chegada do inverno.

Falando em outono, esse é uma das melhores estações para curtir os parques e aproveitar as coisas simples e valiosas da vida, como estender uma toalha na grama, preparar algumas comidinhas deliciosas e juntar os amigos e família. Um piquenique feito com carinho carrega muito charme e nostalgia, resgata o valor da simplicidade.

Pensando nisso estou trazendo uma receita prática para servir em um piquenique, seja ele no seu jardim ou no parque, os quiches são fáceis de transportar e não fazem sujeira na hora de comer.

Essa receita que leva abobrinha, cebola roxa e bacon só poderia resultar em um prato cheio de sabor e dourado como as folhas do nosso outono.

Ingredientes para a massa:
250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga em cubos
1 ovo
2 colheres (sopa) de água gelada
1 pitada de sal

Para o recheio:
1 abobrinha média

1 cebola roxa média
120 g de bacon
100 g de queijo gruyere em cubos
1 caixinha de creme de leite
1 pote de iogurte
3 ovos
Sal e pimenta a gosto
Noz moscada
Modo de fazer:

Massa: Em um recipiente coloque a farinha, a manteiga, o ovo e o sal, misture bem até obter uma farofa, adicione a água para dar liga e amasse um pouco, o suficiente para obter uma bola de massa lisa, coloque em saco plástico e leve para a geladeira por 30 minutos.

Recheio: 

Corte o bacon em pequenas e finas lâminas, em frigideira frite-o até ficar bem douradinho, não é necessário colocar óleo. Escorra e coloque sobre papel absorvente e reserve a gordura que o bacon liberou.
Corte a cebola ao meio e fatie em finas rodelas, faça o mesmo com a abobrinha, fatiando o mais fino que puder. 
Usando um pouquinho da gordura do bacon refogue a cebola até começar a murchar, adicione a abobrinha e refogue um pouquinho até ficar levemente macio, adicione um pouquinho de sal e desligue.
E uma tigela bata os ovos, adicione o creme de leite, o iogurte, a noz moscada, a pimenta e coloque uma pitada de sal, muito pouco, pois o bacon tem bastante sal.
Montagem: Abra a massa com as mãos ou usando um rolo, acomode a massa no fundo e laterais de uma forma de mais ou menos 24 cm, espalhe o refogado de abobrinha e cebola, regue com o creme de ovos, acomode os cubinhos de queijo, espalhe os pedacinhos de bacon e leve para assar em forno preaquecido a 180C até ficar douradinho, isso leva uns 30 minutos.