Ícone do site Mel e Pimenta

Creme de laranja simples – Receita da minha mãe

A sobremesa de hoje é sinônimo de afeto, esse creme de laranja, também conhecido como suguli é super simples, mas é delicioso e cheio de significado.

A minha mãe faz essa sobremesa desde que me conheço por gente, é uma receita muito fácil, feita com poucos ingredientes e que fica pronta em minutos. Um ótima opção para se ter um docinho para comer.

Pela sua simplicidade, eu nunca tinha pensado em publicar no blog, mas há alguns dias atrás, postei no instagram uma foto do creme de laranja que a minha mãe tinha acabado de fazer e recebi uma chuva de mensagens. Algumas pessoas nunca tinham ouvido falar desse creme e queriam a receita, e muitas outras lembraram da infância, da casa da vó, da mãe que fazia esse creme. Fiquei surpresa por ver como receitas simples mexem com o lado afetivo, resgatam boas memórias.

Então, fui para a cozinha com a minha mãe, pois apesar dessa receita ser simples, eu nunca tinha feito essa sobremesa e como ela sempre faz tudo no “olhômetro”, medimos, pesamos, anotamos tudo, eu fotografei e escrevi para poder compartilhar com vocês.

Espero que você faça essa receita em casa, depois lembre de me contar o que achou do resultado.

 

Gosta de uma sobremesa? Então confira outras ideias que eu selecionei para você.

 

 

Creme de laranja simples

 

4.9 from 18 reviews
Creme de laranja simples
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Um creme de laranja simples e gostoso.
Autor:
Categoria: Sobremesas
Cozinha: Caseira
Rende: 1l
Palavras-Chave:
como fazer suguli, creme de laranja, creme simples de laranja, Laranja, Sobremesa fácil, sobremesa simples, sugli, sugoli, suguli,
Ingredientes:
  • 1l de suco de laranja coado
  • Cravo e canela
  • 200g de açúcar (1 xic)
  • 120ml de água (1/2 xic)
  • 75g de amido de milho (1/2 xic)
Modo de fazer:
  1. Em uma panela coloque o suco de laranja, o cravo e a canela e leve ao fogo até ferver.
  2. Adicione o açúcar e mexa para dissolver.
  3. Em uma tigela dissolva o amido com a água.
  4. Baixe o fogo, adicione aos poucos o amido dissolvido e mexa vigorosamente com o fouet para que o creme fique liso, sem grumos.
  5. Cozinhe por mais ou menos 5 minutos ou até engrossar um pouco, mexendo sempre e transfira para uma travessa.
  6. Lembre que depois de frio ele vai ficar mais firme.
3.5.3251

 

Dicas para a receita:

 

 

Dica extra:

Segundo a minha mãe, antigamente essa sobremesa era servida com com calda vinho. Se levava ao fogo uma panela com vinho (tinto ou branco), água, cravo, canela e açúcar e cozinhava até fazer uma caldinha reduzida.

No dia seguinte, quando o creme ficava mais firme, se cortava o creme em cubinhos (sem tirar da travessa), depois se regava essa calda de vinho sobre os cubos e então era só servir.

Eu nunca experimentei o creme com essa calda, mas me chamou a atenção que algumas leitoras também me falaram sobre ela.

 

 

Um creme simples e delicioso.

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Sair da versão mobile