Chutneys / Geleias, Molhos, Para Presentear, Salgadas

Chutney de figo

Os chutneys são uma delícia, eles podem ter os mais variados sabores e vão bem com tudo, combinam com um hambúrguer, com uma tábua de queijos, com pães e também podem acompanhar carnes assadas.

Eu já preparei vários tipos de chutneys, mas esse acaba de entrar para a listinha dos meus preferidos, ele é agridoce na medida certa, tem o sabor e textura incríveis do figo e a mistura de especiarias conferem um sabor singular. Falando em especiarias, se você não tem alguma delas em casa, não deixe de fazer essa receita, sei que mesmo assim ela ficará maravilhosa.

 

Chutney de figo

Ingredientes:
250 g de figos frescos
60 g de açúcar mascavo
70 ml de vinagre de vinho tinto
1/2 cebola pequena picada
1/2 colher (chá) de raspas de laranja
1 pedaço de gengibre de 1 cm
3 favas de cardamomo (usar somente o miolo)
noz-moscada ralada a gosto
1 canela em rama
3 cravos
Pimenta
Sal


Modo de fazer:
Lave bem os figos, corte o cabos, corte-os em cubos médios e reserve.

Em uma panela coloque a cebola, o açúcar mascavo, o vinagre, o gengibre, as raspas de laranja e todas as especiarias. Leve ao fogo até reduzir e começar a engrossar os líquidos, adicione os figos, misture bem os ingredientes e cozinhe em fogo baixo e com a panela por aproximadamente 30 minutos. Mexa de vez em quando e adicione água aos poucos, apenas o necessário para cozinhar sem secar ou grudar na panela.

Os figos devem ficar completamente macios, mas sem desmanchar os pedaços. Adicione uma pitada de sal, um toque de pimenta, experimente e verifique se é necessário ajustar alguma especiaria.

Descarte a canela e o pedaço de gengibre.

Coloque o chutney ainda quente em um vidro esterilizado.

Sirva com pães frescos, queijos e frios, carnes assadas e muito mais.