Pães e Pizzas, Salgadas

Pão de Soda

Esse pão é chamado de Soda Bread, pois sua composição não leva fermento e sim bicarbonato de sódio. Esse pão é um ícone da cultura gastronômica irlandesa embora a primeira receita desse pão tenha surgido na América do Norte por volta do século XVIII.

Essa receita é muito prática, é uma solução para aquelas horas que você que comer um pão quentinho e não tem tempo pra aguardar a fermentação. Sem contar que é uma oportunidade de conhecer a cultura gastronômica de outros países enquanto você não vai pra Irlanda experimentar o pão feito por um irlandês. 

O pão fica com uma aparência rústica, aquela casca grossa por fora e úmido por dentro, ele é bem saboroso, mesmo usando o limão ele ainda fica com um pouco de sabor e aroma de bicarbonato, mesmo assim é uma delícia :).

Ingredientes:
400 g de farinha de trigo
150 g de farinha integral
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar

450 ml de buttermilk (450 ml leite + 2 colheres (sopa) de suco de limão)
Modo de fazer:
Preaqueça o forno a 220 graus.
Comece preparando o buttermilk, que nada mais é que misturar o leite com o limão e deixar descansando por 30 minutos. *Essa etapa é fundamental, pois o limão tem o poder anular o sabor metalizado do bicarbonato que é gerado pelo carbonato de sódio.
Reserve meia xícara de farinha para adicionar aos poucos no final. Em uma tigela misture as farinhas, o sal e o bicarbonato, adicione o buttermilk e amasse até obter uma massa homogênea e lisa, se necessário acrescente a farinha reservada.
Coloque a massa sobre uma bancada levemente enfarinhada e amasse por 3 minutos. 
Molde um pão redondo, acomode-o em uma forma enfarinhada, polvilhe farinha sobre ele e usando uma faca ou lâmina faça um corte em formato de cruz, lua ou estrela. Leve para assar por aproximadamente 35 minutos.