Pratos Leves, Salgadas, Saudáveis, Sopas e Cremes, Vegetarianas

Sopa verde

Durante o inverno o nosso organismo consome mais energia para manter a temperatura do nosso corpo estável, por isso sentimos mais fome no inverno e aumenta a vontade de ingerir comidas quentes e com maior teor de gordura.

Por isso, temos que cuidar para não exagerar na quantidade de calorias extras e acabar o inverno com alguns quilinhos a mais. Uma dica interessante para aquecer o corpo sem pisar na jaca é inserir sopas leves e saudáveis na alimentação.

A minha dica é uma sopa funcional, rica em nutrientes, com quase nada de gordura e muito saborosa para ajudar a manter o corpo quentinho sem cair em tentação.

Ingredientes:
1/2 cebola fatiada
1 dente de alho fatiado
1 colher (sopa) de manteiga
1 e 1/2 xícara de abobrinha em cubos
2 xícaras de couve fatiada sem talos (bem cheias e pressionadas)
1/2 xícara de brócolis (sem talos)
500 ml de caldo de legumes (prefira o caldo caseiro)
1 pedaço de gengibre sem casca – 3 cm
Sal

Modo de fazer:
Para começar, prepare o caldo e assim que estiver pronto coloque o pedaço de gengibre e leve para ferver por uns 10 minutos.

Leve ao fogo uma frigideira, adicione a manteiga e a cebola e refogue até que a cebola fique transparente, acrescente o alho e a abobrinha e volte a refogar. Aos poucos adicione colheradas do caldo para que não queimar os ingredientes e ao mesmo tempo continuar refogando. Repita o processo, colocando pouco líquido por vez até que a abobrinha esteja macia.

Depois dessa etapa adicione a couve e os brócolis, refogue por uns 3 minutos adicionando um pouco de caldo se necessário. Polvilhe uma pitada de sal.

Coloque o refogado no liquidificador com um pouco do caldo e comece a bater, adicione o caldo aos poucos até obter a consistência desejada.

Coloque o creme na panela novamente para aquecer, ajuste o sal e sirva.

A receita rende duas porções médias.