Saladas, Salgadas, Vegetarianas

Ovo empanado com mix de folhas

Aqui em casa costumamos fugir das frituras, na realidade nunca fazemos, temos usado muito a fritadeira sem óleo que nos atende bem em quase todas as situações e foi uma das melhores aquisições do últimos tempos.

No caso dessa receita, achei que não daria certo na fritadeira, pois é necessário fritar rápido para o ovo não cozinhar demais, então decidi abrir uma exceção. Confesso que valeu a pena cometer esse pecadinho, o ovo fica com aquela casquinha mega crocante e dourada e com a salda com o molho com mel ficou perfeito.

Eu preparei como prato único e caprichei na quantidade de salada pra compensar.

Ingredientes:
4 ovos com casca
2 claras ligeiramente batidas
3/4 de xícara de farinha de rosca grossa
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Tomilho ou orégano frescos
Óleo para fritar
Mix de folhas
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sobremesa) de mel
2 colheres (sopa) de limão (usei vinagre balsâmico)
Sal e pimenta

Modo de fazer:
Coloque os ovos em uma panela com água e leve ao fogo alto, fazendo movimentos circulares para manter a gema centralizada, até ferver. Assim que levantar fervura conte 4 minutos e desligue. Transfira os ovos para uma tigela com água e gelo.

Misture a farinha de rosca, o queijo ralado em um pouco de tomilho ou orégano. Assim que os ovos estiverem frios, descasque-os, passe na clara e depois na farinha de rosca, repita a operação duas vezes.

Em uma frigideira com óleo, frite os ovos rapidamente, virando até que eles fiquem dourados. Escorra e acomode-os sobre papel absorvente.

Para a montagem, tempere o mix de folhas, acomode-o no prato que escolher para servir, sobre a salada coloque os ovos, polvilhe com sal, tomilho e pimenta.

Receita para 4 pessoas

Fonte: Revista Cláudia Comida e Bebida