Dicas, Especiais, Faça em casa

Como conservar morangos

É primavera e os morangos já estão pela cidade, vermelhos, doce e cheios de sabor. Infelizmente eles são delicados e acabam estragando rapidamente na geladeira.

Confira como conservar os morangos por mais tempo na geladeira e ainda como congelar e poder usar as frutas até no inverno.

 
Conservar os morangos na geladeira
1 – Retire os morangos da embalagem original, pois eles ficam abafados e estragam com mais rapidez.2 – Separe os morangos amassados ou mofados pois mesmo em contato com os morangos em bom estado, o mofo se espalha rapidamente contaminando todos.3 – Não lave os morangos e não tire suas folhas, pois a umidade estragará os morangos rapidamente.4 – Coloque os morangos sobre papel toalha e deixe por uns 30 minutos, virando-os aos 15 minutos, assim eles vão liberar resquícios de umidade.

5 – Coloque os morangos em um pote, deixando espaço entre eles e leve a geladeira com tampa. Outra opção é não tampar e usar papel toalha sobre o pote para absorver umidade.

6 – Antes de servir, lave-os em água corrente, em seguida coloque-os em um recipiente com 1 parte de vinagre branco para 10 partes de água. Deixe descansar por 15 minutos, descarte a água e lave-os novamente. Seque-os e sirva ou utilize da forma que preferir.

Como congelar morangos
1 – Mantenha as folhas do morango e lave-os morangos em água corrente, coloque em um recipiente com 1 parte de vinagre branco para 10 partes de água. Deixe descansando por 15 minutos.

2 – Lave novamente os morangos, deixe em uma peneira escorrendo por alguns minutos, com papel toalha seque-os delicadamente.

3 – Com os morangos secos, retire as folhas.

4 –  Nesta etapa você pode optar por passar os morangos em açúcar refinado (dura 12 meses) ou sem passar pelo açúcar (dura 6 meses). Coloque os morangos em uma forma ou prato que caiba no refrigerador, mantendo espaço entre eles e leve para o congelador.

5 –  Depois que estiverem bem congelados, coloque os morangos em embalagem própria para freezer e leve de volta ao congelador.

6 –  Na hora de usar o morango não deixe descongelar, coloque diretamente no liquidificador no caso de bebidas e direto no fogo no caso de geleias.

Ao descongelar o morango não mantém a forma e textura da fruta fresca, por isso use em vitaminas, sucos, geleias, compotas, mousses e outras opções.