Ícone do site Mel e Pimenta

Receita de bolo de mandioca | Mané pelado

Faça esse bolo de mandioca delicioso na sua casa. O famoso bolo mané pelado, é simples, feito com ingredientes que todo mundo tem em casa e é muito fácil de fazer.

Eu já tinha feito outros bolos de mandioca e já tinha ouvido  falar no mané pelado, mas no mês de maio viajei para o Tocantins, passei alguns dias em Palmas e vários dias pela incrível região do Jalapão. Durante a viagem, esse bolo de mandioca cremoso era presença frequente, estava nos cafés da manhã, nas paradas em quiosques de beira de estrada e era sempre maravilhoso.

Nosso guia nessa viagem foi o Ryan, ele trabalhou em uma padaria e compartilhou comigo a receita que ele costumava preparar e logo que voltei de viagem, preparei a receita na minha casa e agora posso dividir com vocês também.

Agora você pode fazer esse bolo incrível na sua casa e quando puder, vá para o Tocantins e conheça a singularidade do Jalapão, a paisagem, as águas e todas as belezas daquela região. A experiência é única, só vivendo para entender.

 

Receita de bolo de mandioca crua

Essa é a receita tradicional do bolo de mandioca crua, que também leva coco, queijo, açúcar, manteiga ou óleo, ovos, leite e leite de coco. O preparo é incrivelmente simples, é só misturar todos os ingredientes e levar para assar. Depois de pronto você terá lindos e úmidos pedaços desse bolo delicioso.

 

Falando em receitas tradicionais, você já preparou a minha Receita Pão de Queijo Fácil? Experimente essa que é uma das receitas de maior sucesso em no blog Mel e Pimenta.

Como fazer bolo de mandioca cremoso

Aprenda todos os passos na receita abaixo e lembre sempre de dar uma olhada nas minhas dicas para o preparo, assim você pode fazer seu bolo de forma fácil e sem erro. Por aqui você sempre encontra receitas fáceis e com todas as informações, mas se ainda assim tiver dúvidas, é só deixar um comentário que eu sempre respondo.

 

5.0 from 4 reviews
Receita de bolo de mandioca | Mané pelado
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça na sua casa o famoso bolo mané pelado, o bolo de mandioca crua. Cremoso, fácil de fazer e delicioso.
Autor:
Categoria: Bolos
Cozinha: Brasileira
Rende: 1 bolo médio
Palavras-Chave:
Bolo, bolo caseiro, bolo de mandioca, bolo de mandioca crua, mané pelado, Receita de bolo,
Ingredientes:
  • 700g de mandioca (aipim) ralada
  • 100g de coco ralado seco (1 e ⅓ xic)
  • 80g de queijo ralado (veja dicas)
  • 100g de manteiga derretida ou óleo (1/2 xic rasa)
  • 120g de leite integral (1/2 xic)
  • 120g de leite de coco (1/2 xic)
  • 250g de açúcar (1¼ xic)
  • 4 ovos
Modo de fazer:
  1. Aqueça o forno a 180°C.
  2. Unte e enfarinhe uma forma de de 30cm x 20cm
  3. Rale a mandioca no lado fino do ralador.
  4. Em uma tigela grande coloque a mandioca, o coco, o queijo, a manteiga, o leite integral e de coco, o açúcar e misture com uma espátula.
  5. Em uma tigela pequena quebre os ovos e bata ligeiramente com um garfo para homogeneizar.
  6. Acrescente os ovos à mistura de mandioca, misture bem, transfira a mistura para a forma, alise para ficar uniforme.
  7. Leve para assar por 60 minutos, você pode fazer o teste do palito, mas é importante que as bordas estejam firmes douradinhas. A superfície ficará levemente dourada.
3.5.3251

 

Dicas para a receita

 

 

Bolo de mandioca sem lactose

É possível fazer essa receita sem lactose. Substitua a manteiga por óleo de girassol ou de coco, use um leite sem lactose de sua escolha e opte por um queijo sem lactose. As quantidades são as mesmas.

 

 

Você fez a receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

 

Um bolo de mandioca fácil e cremoso.

 

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Sair da versão mobile