Bolinhos, Lanches e Petiscos, Salgadas

Bolinho de feijão recheado com queijo

A receita de hoje é desse Bolinho de feijão recheado com queijo, um prato simples, delicioso e bem temperadinho para preparar um petisco de boteco na sua casa.
Comida de boteco sempre faz o maior sucesso, todo mundo adora aqueles petiscos que tem tudo a ver com descontração, verão e happy hour, mas você pode preparar muitas dessas delícias na sua casa para petiscar, reunir os amigos e família sem gastar muito e com sabor garantido.

 

Se preferir você pode fazer essa receita com sobras de feijão, mas de qualquer forma é importante utilizar todos os ingredientes listados abaixo para deixar a sua receita bem temperada.

 BolinhodefeijC3A3orecheadocomqueijo2Baixa

Bolinho de feijão recheado com queijo

Ingredientes:
300 g de feijão branco ou bolinha
1 cebola grande picada
1 folha de louro
2 dentes de alho picado
70 g de bacon finamente picado
70 g de calabresa finamente picada
Salsinha picada
Cebolinha picada
Farinha de rosca
Sal e pimenta calabresa
Azeite de oliva
Queijo para rechear (em pequenos cubos)
Use os recheios que você preferir: calabresa, carne…

Para empanar:
1 ovo,  4 colheres (sopa) de leite, farinha de rosca e farinha de trigo

Modo de fazer:

Cozinhe o feijão em água, sal e louro até que esteja macio (se puder deixe de molho na véspera, assim o cozimento será mais rápido). Escorra o feijão sobre uma peneira e deixe escorrer muito bem. Amasse-o até obter um purê, você pode fazer isso com um garfo ou passando pelo processador.

Em uma frigideira coloque um fio de azeite de oliva, o bacon e leve ao fogo até que os cubinhos fiquem bem fritos e corados. Com uma escumadeira escorra o bacon e coloque sobre papel toalha.

Leve a frigideira com a gordura de volta ao fogo e adicione a linguiça calabresa e a cebola e refogue bem. Em seguida adicione o alho, refogue ligeiramente, acrescente o purê de feijão, o bacon e refogue bem.

Adicione a farinha de rosca aos poucos e mexa até obter uma massa homogênea e que solte do fundo da frigideira. A quantidade de farinha de rosca varia de acordo com a umidade da massa.

Desligue o fogo, ajuste o sal, coloque a pimenta calabresa, acrescente a salsinha e a cebolinha. Misture bem e deixe esfriar.

Para modelar os bolinhos coloque massa na palma da mão e achate, acomode um cubinho de queijo, feche e molde bolinhas. Passe cada bolinho na farinha de trigo, no ovo e depois na farinha de rosca.

Para o preparo você pode assar, fritar ou fazer na fritadeira sem óleo como eu fiz. Eles ficaram lindos, crocantes por fora e macios por dentro.
BolinhodefeijC3A3orecheadocomqueijoBaixa