Doces

Tiramisu

O tiramisu é uma tradicional sobremesa italiana, a palavra pode ser traduzida como levante-me, puxe-me para cima. O nome da sobremesa está relacionado aos ingredientes que a compõe, afinal de contas é uma receita com ingredientes fortes e com propriedades energéticas.

São diversas as lendas que falam da origem dessa sobremesa, confira algumas.

A fertilidade do Duque de Médici

De acordo com alguns, o tiramisu foi, pela primeira vez, criado no século XVI, na cidade de Florença. Na altura a sobremesa foi batizada por “Zuppa del Duca“, o que em português significa Sopa do Duque, em homenagem a Cosme III de Médici.

Ligeiramente diferente da receita que hoje conhecemos, o tiramisu era feito a partir de ovos, leite e vinho, sendo que o café e o chocolate – ingredientes atualmente usados – apenas foram introduzidos posteriormente. A popularidade da sobremesa aumentou e o doce começou, posteriormente, a ser utilizado como uma espécie de poção de amor.

Segunda Guerra Mundial

Historiadores defendem que o consumo da sobremesa começou a ser muito comum durante o período da Segunda Guerra Mundial. Segundo essa lenda a sobremesa seria servida em bordéis.

Le Beccherie, em Treviso

As lendas também contam que o primeiro tiramisu como o que conhecemos foi inventado pelo “Le Becchherie“, um restaurante da cidade de Treviso. A receita manteve-se afastada dos livros de cozinha até a década de 1960 e só duas décadas depois é que a palavra tiramisu começou a fazer parte do dicionário italiano.

Fora a discussão dos italianos de qual região é dona dessa receita, só posso dizer que é um doce impecável, com sabor delicado e ao mesmo tempo marcante. Vale a pena ingerir suas várias calorias pelo prazer de degustar essa delícia.

Ingredientes:
3 gemas de ovos
175 g de açúcar
250 g de queijo mascarpone (usei o caseiro confira a receita aqui)
150 ml de expresso ou café coado amargo bem forte
12 biscoitos champanhe (aproximadamente)
Cacau em pó para polvilhar

Modo de fazer:
Prepare o café e deixe esfriando.

Usando a batedeira bata as gemas acrescentado o açúcar na forma de chuva até obter uma espuma densa e fofa. Desligue a batedeira e usando uma espátula, acrescente o queijo mascarpone misturando delicadamente até obter um creme macio e uniforme. 
Molhe um a um os biscoitos no café em temperatura ambiente, mas sem encharcá-los. Forre o fundo da travessa com os biscoitos e cubra com o creme. Em seguida, coloque na geladeira e deixe por pelo menos uma hora. Na hora de servir, polvilhe com o cacau.
O ideal é preparar a sobremesa na véspera.
Conheci a receita nesse site.