Bolos, Doces, Saudáveis, Sem Farinha, Sem Glúten

La Ciambella – Um bolo italiano…

A Ciambella é um dois mais tradicionais bolos italianos, tem uma massa fofa, úmida que lembra um pouco um pudim e é super aromático.

Conheci essa receita em um vídeo da Nigella e corri pra cozinha pra preparar, é simplesmente uma delícia. Uma coisa ótima é que as medidas são todas no copo de iogurte mesmo e se você não tem batedeira pode fazer o trabalho manualmente, mas não deixe de fazer, pois é aquele tipo de bolo que desaparece, pois é devorado.

Ingredientes:
3 ovos
1 pote de iogurte natural (170 g)
2 medidas do pote de açúcar (não muito cheias)
1 medida do pote de óleo vegetal
1 medida do pote de amido de milho
1 colher de chá de extrato de baunilha
Raspas de 1/2 limão siciliano
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
* Esse bolo não leva fermento

Modo de fazer:
Unte e enfarinhe uma forma com furo no meio de aproximadamente 22 cm e aqueça o forno.
Separe as claras das gemas. Na batedeira bata as claras em neve até ficarem bem firmes e reserve.
Na batedeira (se preferir pode ser a mão) bata as gemas, o iogurte e o açúcar. Junte o óleo e o amido de milho e bata mais um pouco. Acrescente a baunilha e as raspas do limão, misture tudo com uma espátula.Junte 1/3 das claras em neve ao creme de gemas e mexa vigorosamente, até que o aerado das claras fique praticamente desmanchado. Nesse momento adicione o restante das claras e misture delicadamente em movimentos de baixo para cima até agregar os ingredientes.
Despeje a massa na forma preparada, e leve ao forno com temperatura de 180C por 25 a 35 minutos. Faça o teste do palito, ele deve sair limpo.Retire do forno, espere esfriar e desenforme. Polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva.

 

 La Ciambella