Aves, Carnes, Salgadas

Fricassea de frango

Calma, o nome da receita não está errado… Fricassea vem do francês fricassé, que é parente do nosso fricassê que leva creme de leite.

A receita original pode ser feita com diversos tipos de carnes e também com legumes, a principal diferença dessa receita é que o molho é finalizado com gemas e limão, o que pode parecer esquisito resulta em um creme aveludado e maravilhoso. Além disso o fricassê brasileiro é feito com carne desfiada, requeijão…ou seja, bem diferente da receita de origem.

Aprendi essas diferenças e conheci essa receita deliciosa no blog Cucina Artusiana.

Ingredientes:
500 g de peito de frango

1/2 cebola bem picadinha
50 g de manteiga
5 g de farinha (uma colher de sopa rasa)
300ml de água quente
2 gemas
Suco de 1/2 limão
Bouquet garni (usei tomilho, alecrim, louro e cabinhos de salsa)
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
Corte o peito de frango em cubos. Leve uma panela média ao fogo, coloque metade da manteiga para aquecer, assim que começar a borbulhar adicione o frango e refoque por uns 10 minutos. Retire o frango da panela e reserve.
Mantendo a panela no fogo, coloque a cebola e refoque, acrescente a farinha e faça um “roux”homogêneo e levemente dourado, aos poucos adicione a água quente mexendo sempre. Adicione o bouquet de garni, o frango refogado e o resto da manteiga, tempere com sal e pimenta. Tampe a panela e deixe cozinhar de 15 a 20 minutos em fogo baixo.
Retire do fogo, misture o suco de limão com as gemas e coloque na panela mexendo bem para obter um molho cremoso e homogêneo.
Se preferir salpique com raspas de limão.