Massa: Quebre as gemas em uma tigela pequena, bata e então, adicione a água e misture.
Em uma tigela grande misture a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Adicione a banha e a manteiga e misture com a ponta dos dedos, esfregando o suficiente para obter uma farofa úmida e áspera.
Comece a adicionar os líquidos aos poucos, e vá envolvendo a massa.
No meu caso, não usei todo o líquido. Acrescente o suficiente para obter uma massa uniforme e que não gruda nas mãos.
Envolva a massa com um plástico e leve para a geladeira por no mínimo uma hora.
Recheio: Em uma panela coloque o azeite, a cebola e o tomate e refogue até que a cebola esteja transparente e o tomate desmanchando.
Então adicione o orégano, a canela, o cominho, sal e a carne e refogue até que a carne comece a secar e grudar na panela.
Então acrescente a água, o extrato de tomate e as uvas-passas. Misture e cozinhe em fogo baixo até que os ingredientes estejam bem integrados e a carne bem sequinha.
Ajuste o sal e finalize com pimenta a gosto.
Montagem: Divida a massa em 24 partes iguais, eu gosto de pesar para que fiquem idênticas.
Cubra os pedaços de massa com um plástico.
Enfarinhe a bancada, pegue um pedaço da massa e abra com um rolo para que o disco fique com aproximadamente 13cm de diâmetro.
Tenha uma tigelinha com água à mão e um garfo.
Adicione o recheio, umedeça a ponta dos dedos com a água e passe na borda da empanada, dobre a massa, pressione as bordas para fechar e finalize com o garfo.
Vá acomodando as empanadas em uma forma, preferencialmente forrada com papel manteiga, para proteger a base.
Na hora de assar, pincele as empanadas com o ovo e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 25 minutos.
Notas
*A minha receita foi testada apenas com banha, mas se você não tem banha, pode testar com outra gordura vegetal. Nesse caso, sugiro gordura de coco resfriada.