Tempo de preparação: 2 horashoras30 minutosminutos
Tempo de Preparo: 30 minutosminutos
Tempo total: 3 horashoras
Curso: Pães doces
Cozinha: Brasileira
Servings: 2brioches pequenos
Author: Eline Prando
Ingredientes
200gde mandioquinha cozida e amassada3/4 xíc
1ovo
120mlde leite1/2 xíc
120mlde água1/2 xíc
5gde leite em pó1/2 csp - opcional
100gde açúcar1/2 xic
10gde fermento biológico seco1 csp
30gde creme de leite ou nata2csp
10gde óleo de girassol1 csp
Noz-moscada raladaa gosto
Erva-docea gosto
10gde sal1/2 csp
700gde farinha de trigo6 xic aprox
50gde manteiga em temperatura ambiente4 csp
Finalização
1gema
1colherchá de café
Instruções
No liquidificador coloque a mandioquinha, o ovo, leite, a água, o leite em pó. o açúcar, o fermento, o creme de leite, o óleo e bata bem até obter um creme liso.
Corte a manteiga em pedaços pequenos e reserve.
Coloque a mistura em uma tigela grande, adicione erva-doce e noz-moscada a gosto.
Adicione aproximadamente duas xícaras da farinha de trigo e misture bem. Então, adicione o sal e volte a misturar.
Agora, siga acrescentando a farinha até obter uma bola de massa uniforme e que grude de leve nas mãos.
Coloque a massa sobre a bancada enfarinhada e comece a sovar, acrescentando farinha quando começar a grudar muito.
Assim que a massa ficar um pouco mais lisa, deixe a massa plana e espalhe metade dos cubos de manteiga.
Volte a sovar, acrescente o restante da manteiga e sove a massa até que a manteiga fique completamente integrada. A sova leva aproximadamente 15 minutos.
Coloque a massa dentro de uma tigela, cubra com um pano ou filme plástico e leve para crescer até praticamente dobrar de volume. Pode levar de 1h a 1h30.
Depois que a massa estiver crescida, coloque-a sobre a bancada levemente enfarinhada e pressione levemente, só para expulsar o excesso de ar.
Para fazer dois brioches, divida a massa em seis partes, modele em bolinhas e cubra com um pano.
Pegue uma bolinha de massa, achate formando um retângulo e faça um rolinho, reserve e repita o processo com todos os pedaços de massa. (Eu dividi em 5 partes pois fiz em uma forma grande- Leia as dicas abaixo da receita).
Acomode três rolinhos em cada forma untada, cubra com um pano e leve para crescer por 40 minutos.
Assim que os brioches estiverem crescidos, bata a gema com o café frio e pincele os pães.
Leve para assar em forno preaquecido a 200°C, asse a essa temperatura por 10 minutos e depois baixe para 180°C por mais 20 minutos (aproximadamente). A superfície deve ficar bem dourada.