Voltar Link de email

Pão de chá preto com nozes e mel

Para o preparo do chá preto eu usei 350 ml de água e 2 colheres (sopa) de chá preto. Você pode usar chá de saquinho, mas é importante que ele fique com cor de café, bem escuro. Eu fervi para extrair o máximo de cor e sabor. Deixe amornar ou ficar quase frio antes de usar na receita.
Tempo de Preparo: 35 minutos
Tempo total: 35 minutos
Curso: Pães
Author: Eline Prando

Ingredientes

  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 colher sopa de fermento biológico seco
  • 300 ml de chá preto bem forte e morno
  • 3 colheres sopa de mel
  • 2 colheres sopa de manteiga sem sal
  • 1/2 colher sopa de sal
  • 1/2 xícara de avelãs ou nozes picadas
  • Farinha para finalizar

Instruções

  • Em uma tigela grande coloque 2 xícaras de trigo, o fermento e misture bem.
  • Faça uma cavidade no centro, coloque o mel, a manteiga, o chá preto e comece a envolver os ingredientes com a ponta dos dedos até obter uma massa mole e homogênea.
  • Adicione o sal, as nozes ou avelãs, e comece a adicionar o restante da farinha de trigo aos poucos.
  • A quantidade de farinha pode variar, mas você precisa acrescentar apenas a quantidade para obter uma massa que grude levemente nas mãos.
  • Coloque a massa sobre a bancada enfarinhada e sove por 15 minutos.
  • Coloque a massa de volta na tigela, cubra com filme plástico e leve para crescer por 1h a 1h30, a massa deve dobrar de volume.
  • Deixe a massa crescendo em lugar fechado, pode ser no forno desligado, se o dia estiver muito frio deixe uma tigela com água quente dentro do forno para ajudar na fermentação.
  • Quando a massa estiver crescida, coloque a sobre a bancada enfarinhada e pressione ligeiramente.
  • Modele um pão grande ou divida a massa em 8 partes iguais e faça pequenos pãezinhos. Coloque na forma e leve para crescer por 30 minutos.
  • Leve o pão ao forno para assar em forno preaquecido a 200°C por aproximadamente 35 minutos.
  • Deixe o pão esfriar em uma grade.
Experimentou esta receita?Let us know how it was!