Unte com manteiga uma forma de aproximadamente 30cm com furo no centro, unte duas vezes para garantir que o bolo não irá grudar.
Pique metade do alecrim. Leve o leite ao fogo e desligue assim que começar a ferver, adicione o alecrim, coloque uma tampa e deixe descansando por 10 minutos.
Coe e reserve o leite.
Bata as claras em neve e reserve.
Em uma tigela peneire a farinha, o fermento e o sal.
Na batedeira, coloque as gemas, a manteiga e o açúcar e bata até obter um creme aveludado e claro, adicione o creme de leite e as raspas de um limão.
Bata até incorporar e baixe a velocidade da batedeira, acrescente a mistura de farinha intercalando com a infusão de leite e alecrim. Comece e termine com a farinha.
Agora, fora da batedeira, usando uma espátula, incorpore as claras em neve ao restante da massa, faça isso com delicadeza.
Coloque a massa na forma untada e leve ao forno por 30 a 45 minutos.
Faça o teste do palito.
Deixe o bolo esfriar por 5 minutos e desenforme.
Enquanto o bolo assa, leve ao fogo 1/4 de xícara de água, desligue o fogo assim que começar a ferver, acrescente o alecrim picado, tampe e deixe descansar por 10 minutos.
Coe e reserve a água.
Em um bowl coloque o suco de um limão peneirado, adicione o açúcar confeiteiro e 3 a 4 colheres da infusão de água e alecrim.
Misture bem para dissolver o açúcar e regue o bolo com a calda. Espere esfriar e delicie-se.