Unte uma forma e polvilhe com farinha. Eu usei de 20 cm x 20 cm, mas você pode usar uma retangular ou redonda que seja proporcional.
Mantenha a casca das maçãs e corte-as em cubos pequenos (1cm aprox), coloque-as em uma tigela e adicione o suco de limão, o açúcar, a canela. Misture e reserve.
Em outra tigela coloque a manteiga, o açúcar mascavo, a farinha de trigo e a canela. Misture bem com um garfo para obter uma pasta grossa. Reserve.
Para o bolo Em uma tigela pequena misture a farinha, o fermento e o sal.
Pegue uma tigela média, coloque a manteiga e o açúcar e bata com um fouet (batedor de arame) até obter um creme esbranquiçado.
Acrescente um ovo de cada vez, depois o creme de leite e o extrato de baunilha, mexendo a cada adição para que os ingredientes fiquem bem incorporados.
Então adicione os ingredientes na seguinte ordem, mexendo apenas o suficiente para integrá-los: metade da farinha, leite e o restante da farinha.
Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície.
Agora, misture a cobertura de maçã com a pasta de manteiga. Use uma colher para envolver os ingredientes.
Distribua colheradas dessa cobertura uniformemente sobre a massa do bolo, depois de colocar toda, use a colher para "cutucar" a cobertura e pressioná-la delicadamente para que ela entre na massa, mas continuando na superfície.
Leve o bolo para assar por aproximadamente 40 minutos. Espete um palito no bolo, ele deve sair úmido, com algumas migalhas, mas limpo.
Enquanto o bolo ainda estiver quente, misture o açúcar e o leite e regue sobre o bolo.
Assim que estiver frio, você pode desenformar, com cuidado, pois ele é delicado.