Especiais, Variedades

Entrevista com a Bela Gil

Ontem foi um dia especial, pois eu tive a oportunidade de fazer uma Entrevista com a Bela Gil no lançamento do seu livro Bela cozinha: Ingredientes do Brasil.

Entrevista com Bela Gil

Quando se fala em Bela Gil, é comum ouvir aquelas brincadeiras sobre assuntos polêmicos como o churrasco de melancia, mas Bela Gil é muito mais do que isso, na minha opinião, essa mulher está fazendo a parte dela para que passemos a olhar para o alimento de outra forma, ela nos faz pensar na origem do alimento e incentiva o consumo de alimentos fresquíssimos, orgânicos e isso sim é o que ela representa.

A Bela incentiva os pais a apostarem na educação alimentar dos filhos desde pequenos, para que experimentem e passem a gostar de uma alimentação saudável de forma natural, mas há algum tempo a lancheira de sua filha Flor virou piada na internet, pois o lanche era composto por granola caseira, batata-doce, banana da terra e água. Essas polêmicas e piadas, mostram que ainda precisamos falar muito sobre alimentação, precisamos perceber que nada pode ser mais natural do que colocar comida de verdade na lancheira das crianças.

Bela é formada em Culinária Natural pelo Natural Gourmet Institute e em Nutrição e Ciência dos Alimentos pela Hunter College, é apresentadora do programa Bela Cozinha do GNT e também é autora de diversos livros, dentre eles o novíssimo Bela Cozinha: Ingredientes do Brasil.

Inspirado em duas temporadas recentes do programa Bela Cozinha, do canal GNT, o livro convida à reflexão sobre a relação do indivíduo com a terra e com os alimentos e dá dicas sobre como é possível dar o pontapé inicial em direção a uma alimentação saudável.

Bela Gil 1

Depois de visitar produtores orgânicos, urbanos e rurais, que dedicam suas vidas à produção de alimentos mais saborosos, nutritivos e sem agrotóxicos, Bela Gil reuniu mais de 60 receitas saudáveis, práticas e deliciosas.

O lançamento do livro em Porto Alegre aconteceu ontem, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi e eu pude fazer a cobertura do evento e tive a feliz oportunidade de fazer uma rápida entrevista com a Bela Gil, mesmo estando atrasada ela foi incrivelmente gentil e conversou comigo compenetradamente.

 

Entrevista com a Bela Gil

M&P: O que você considera essencial para uma alimentação saudável. E em relação ao veganismo ou vegetarianismo?

Bela Gil: Acho que uma alimentação saudável depende do quanto, como e quando se consome certos alimentos, pois a base para uma boa alimentação está no consumo de vegetais, independente de ser vegetariano, vegano ou carnívoro. O importante é priorizar o consumo de vegetais frescos, isso contempla os legumes, as frutas e principalmente as folhas verdes.

“Quanto mais frescos, locais e orgânicos melhor”.

M&P: Qual a importância da família e escola na educação alimentar para que as crianças sejam adultos conscientes?

Bela Gil: Eu acho que a educação alimentar é uma das urgências do mundo de hoje tanto na escola quanto em casa, pois a gente aprendia muito sobre culinária e alimentação caseira, já que antigamente os pais tinham mais tempo para se dedicar e a boa alimentação era prioridade, mas o mundo mudou e nós transferimos essa responsabilidade para a escola, sendo que a escola não está suprindo essa necessidade.

A minha geração e a atual são de pessoas criadas sem uma boa educação alimentar dentro de casa e na escola, e esse assunto é muito importante, pois ao se criar uma boa base na infância, teremos adultos que entendem a importância da saúde e da boa alimentação, teremos pessoas mais independentes, que ao saírem de casa podem preparar seu alimento sem depender da indústria alimentícia. Educação alimentar constrói adultos que terão o controle sobre suas próprias vidas.

 

M&P:A minha pergunta anterior tem relação com a polêmica sobre a lancheira da sua filha. Qual o aprendizado tirado desse episódio?

Bela Gil: Eu acho foi válido, pois essa situação é super natural, mas tudo o que hoje é natural pra mim, um dia já foi uma surpresa, então eu tento passar essa mensagem como algo surpreendente. Essa polêmica foi interessante, pois eu acho que os pais perceberam que o que vai entrar na lancheira do seu filho é um assunto a ser discutido e super relevante, pois uma vez que você está colocando legumes, verduras e alimentos frescos você está consumindo menos embalagens, poluindo menos o ambiente e alimentando seus filhos de uma forma mais saudável.

 

M&P: Qual o trabalho que precisa ser feito para incentivar o consumo de orgânicos, já que esses produtos são caros?

Bela Gil: Esse é um trabalho conjunto que precisa ser feito, quem tem condições não pode abrir mão dos produtos orgânicos, mas obviamente é necessário que haja um incentivo maior do governo para ajudar na produção e para que todos possam ter acesso a esses produtos.

 

M&P: Qual o maior aprendizado da sua expedição de descoberta de ingredientes e de chegar até o produtor?

Bela Gil: Foi muito interessante poder estar perto de quem produz o nossa comida, mas o principal objetivo foi mostrar o rosto das pessoas que colocam a mão na terra para colocar a comida no nosso prato.

 

Bela Gil 3

Admiradoras da Bela Gil na sessão se autógrafos, Nathália Jobim Fuhr, Paula Ilha e Laura Wolf.

Bela Gil 2 Bela Gil 5

Você gostou da nossa Entrevista com a Bela Gil?Comente, compartilhe, participe.

Confira duas algumas das receitas da Bela que já inspiraram o Mel e Pimenta Molho de cenoura e beterraba e Sorvete de banana e morango.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *