Quiche de Alho Poró com Gorgonzola
 
Quiche de Alho Poró com Gorgonzola
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça essa receita fácil e super saborosa.
Autor:
Categoria: Tortas Salgadas
Cozinha: Caseira
Rende: 6 porções
Ingredientes:
  • Massa
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 70 g de manteiga em cubos
  • 1 ovo
  • Água
  • Sal
  • Recheio
  • 2 ovos
  • 2 alhos poró
  • 100 g de queijo gorgonzola
  • 200 g de creme de leite
  • 1 colher de azeite de oliva
  • Queijo ralado
Modo de fazer:
  1. Coloque a farinha em um recipiente, junte o ovo, o sal e a manteiga.
  2. Misture com a ponta dos dedos até virar uma farofa grossa.
  3. Vá adicionando água às colheradas até que a massa chegue no ponto de desgrudar das mãos e vire uma bola.
  4. Embrulhe em filme plástico ou coloque em um saquinho limpo e deixe na geladeira por 15 minutos.
  5. Abra a massa, cubra as forminhas ou uma forma única maior e faça alguns furinhos com um garfo para que ela não estufe ao assar.
  6. Essa receita é para uma quiche média, eu fiz em forminhas pequenas de 10 cm, rendeu dez mini-quiches.
  7. Caso você não use toda a massa, guarde na geladeira bem embrulhada (quando for usar a massa que fica na geladeira por mais de 6 horas é preciso deixar 30 minutos em temperatura ambiente antes de abrir).
  8. Para o recheio:
  9. Em uma frigideira com o azeite de oliva, refogue o alho poró em cortado em rodelas, (para quiches eu utilizo todo o alho incluindo a parte verde), acrescente sal e pimenta e deixe esfriar. Coloque o refogado de alho nas forminhas, distribua o gorgonzola em pedaços.
  10. Bata ligeiramente os ovos, acrescente o creme de leite e misture bem, despeje a mistura sobre os quiches.
  11. Polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno médio até ficarem douradinhos.
Recipe by Mel e Pimenta at https://melepimenta.com/quiche-de-alho-poro-com-gorgonzola/