Labneh no azeite | Coalhada seca
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Uma deliciosa pastinha para servir com pães.
Autor:
Categoria: Conservas
Cozinha: Árabe
Rende: 1 vidro grande
Ingredientes:
  • 1 litro de leite integral pasteurizado (de saquinho)
  • 1 pote de iogurte natural
  • Azeite
  • Sal a gosto
  • Temperos a gosto (veja sugestões)
  • Pano de algodão (Limpíssimo)
Modo de fazer:
  1. Coloque o leite em uma panela, leve ao fogo até ferver, desligue o fogo e deixe o leite esfriando até que fique morno.
  2. O leite estará na temperatura correta quando atingir 38°, se você não tem termômetro, vai ter que conseguir manter o dedo mergulhado no leite por 10 segundos sem se queimar.
  3. Nesse momento adicione o iogurte e misture bem, tampe a panela, envolva bem com uma toalha de mesa e coloque em um forno (desligado) por 8 a 12 horas.
  4. Retire do forno e desembrulhe a panela.
  5. Acomode uma peneira sobre uma panela ou tigela, coloque o pano de prato sobre a peneira, despeje o iogurte. É importante que o soro não tenha contato com o fundo da peneira para que o queijo escorra bem, então escolha uma panela ou recipiente alto.
  6. Cubra e leve para a geladeira e deixe dessorando por por aproximadamente 48 horas, para testar, tente modelar uma bolinha de coalhada na palma da mão.
  7. Retire a coalhada da peneira, lave o pano, guarde o soro na geladeira.
  8. Em um vidro coloque uma camada de azeite de oliva, uma pitada de sal, adicione os temperos (veja sugestões abaixo do post).
  9. Unte ligeiramente as mãos com azeite, modele bolinhas do tamanho de brigadeiros e delicadamente, disponha cada uma delas no vidro de azeite.
  10. Cubra com azeite e guarde o vidro na geladeira. Se possível, deixe tomando gosto por dois dias antes de começar a consumir.
Recipe by Mel e Pimenta at https://melepimenta.com/2015/08/coalhada-seca-labneh-azeite.html