Doces, Sobremesas

Receita Ambrosia Deliciosa – Como fazer em casa

Ambrosia é uma sobremesa tradicional na mesa dos gaúchos.

Esse doce é antigo, segundo a mitologia grega, a sobremesa era considerada um manjar do deuses. A ambrosia, um doce de origem Ibérica, se espalhou pelo Brasil com a chegada dos portugueses e seus doces. A sobremesa está presente em todo o país, mas em alguns estados é ainda mais tradicional, como no RS e MG.

Na minha família e na região em que meus pais moram, que é formada basicamente por descendentes de italianos, a ambrosia não é um doce tão presente, mas de forma geral, a ambrosia é um dos doces mais tradicionais da culinária gaúcha.

Diferente de receitas tipicamente italianas, como o famoso Sagu de vinho tinto e creme de baunilha, eu não aprendi a fazer ambrosia com a minha mãe, mas sim aqui em Porto Alegre, principalmente com meu marido, pois o Juan ama uma boa ambrosia e a versão dele é ótima.

Então hoje, eu estou trazendo a minha receita de ambrosia para compartilhar com você. Espero que você faça também na sua casa.

 

Ambrosia - Uma sobremesa tradicional

 

Ambrosia – Uma receita tradicional

Ambrosia - Uma sobremesa tradicional

 

Ambrosia é um doce tão simples, você precisa basicamente de leite, ovos, açúcar e limão para fazer uma bela travessa de sobremesa.

Ambrosia - Uma sobremesa tradicional

5.0 from 6 reviews
Como fazer ambrosia
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Prepare essa deliciosa sobremesa
Autor:
Categoria: Sobremesas
Cozinha: Regional
Rende: 8 porções
Palavras-Chave:
ambrosia, Ambrosia caseira, ambrosia gaucha, ambrosia moreninha, como fazer ambrosia, receita de ambrosia,
Ingredientes:
  • 1½ xícara de açúcar
  • ¼ colher (chá) de suco de limão
  • ½ xícara de água
  • 6 ovos
  • 1 litro de leite integral
  • 2 canelas em rama
  • 8 cravos-da-índia
  • Suco de 1 limão taiti grande
  • Raspas de limão
Modo de fazer:
  1. Em uma tigela média coloque os ovos e bata ligeiramente com um garfo, adicione o leite, a canela, o cravo e reserve.
  2. Esprema o suco de limão e reserve.
  3. Em uma panela coloque o açúcar, o suco de limão (1/4 colher de chá), a água e mexa fora do fogo para dissolver.
  4. Leve a panela ao fogo médio, não use colher, nem espátula para não cristalizar.
  5. Deixe a mistura ferver, depois ela começará a ficar em um tom dourado claro, até chegar em um tom de caramelo. Quando precisar mexer, gire a panela com cuidado, sem usar colher.
  6. Quando o caramelo estiver chegando ao ponto, adicione o suco limão na tigela de leite e transfira para a panela com o caramelo.
  7. Adicione as raspas de limão, mexa delicadamente apenas para misturar um pouco e deixe cozinhar em fogo alto.
  8. O cozimento vai levar aproximadamente 35 minutos, mexa bem de vez em quando, mas sempre com delicadeza para não quebrar os grumos.
  9. Deixe cozinhar até ficar no ponto que você gosta. Para mim, o ponto ideal é quando a ambrosia está morena, com um pouco de calda, mas não em excesso.
  10. Coloque em uma travessa e leve para gelar.
 

Dicas para a receita

  • Caramelo: Como eu explico na receita, nada de colocar colher ou espátula no caramelo, assim você evita que o açúcar cristalize. O suco de limão entra para ajudar também.
  • A cor: Eu faço esse caramelo para obter uma ambrosia assim moreninha e super saborosa. Observe na foto acima, a cor do caramelo, não deixe escurecer demais, para evitar que o doce fique amargo.
  • Quando você adicionar o leite com ovos, parte do caramelo vai endurecer e ficar meio sólido, é assim mesmo, fervendo ele se dissolverá completamente.
  • A calda: Você decide quanto líquido quer deixar, eu gosto da ambrosia úmida, mas sem excesso de líquidos, então deixo ela nesse ponto que você pode ver nas fotos.
  • Os grumos: Na minha opinião, uma boa ambrosia tem que ser “pedaçuda” com grumos graúdos, para obter esse resultado, é importante mexer somente quando necessário e com muita delicadeza.

 

Posso fazer a ambrosia sem caramelo?

Sim, nesse caso você pode desconsiderar a água da receita e colocar o açúcar  diretamente na panela com todos os ingredientes na panela e cozinhar até chegar ao ponto.

 

Ambrosia Baixa 7

Como é a ambrosia do Juan?

Ele usa a mesma quantidade de ingredientes, menos a água, pois ele não faz o caramelo.

Então, ele leva tudo ao fogo alto, assim que os líquidos começam a ferver, ele baixa o fogo e marca 20 minutos. Nesse momento, ele retira todos os líquidos da panela e deixa apenas a parte sólida. E aí ele deixa ambrosia no fogo, para dar aquela tostadinha, mexendo ocasionalmente para não queimar, mas com delicadeza para manter os grumos. Ela vai grudar um pouco e é essa a intenção, caramelizar o doce para dar cor e sabor.

Assim que ela chega no ponto, ele coloca os líquidos na panela e deixa ferver até reduzir os líquidos a gosto, se necessário.

Então é só colocar em uma travessa e levar para gelar.

 

Ambrosia - Uma sobremesa tradicional

 

Ambrosia Baixa 10

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

 

Ambrosia Baixa 11

Um doce simples e delicioso.

como fazer ambrosia

 

como fazer ambrosia

 

 

Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do  Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Como fazer ambrosia 1

16 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação:  

  • Avatar de Bruna Pieta Troian Almeida
    • Avatar de Eline Prando
  • Avatar de Letícia Lopes
    • Avatar de Eline Prando
  • Avatar de Fatima
  • Avatar de Syd Monteiro
    • Avatar de Eline Prando