Café da Manhã, Datas Especiais, Doces, Especiais, Pães Doces

Pão doce de chocolate com cereja

Se você visita o Mel e Pimenta com frequência, já deve ter percebido que os pães são uma das minhas paixões. Amo fazer pão em casa para poder descobrir sabores, posso criar as minhas combinações como essa surpreendente receita de pão doce com chocolate e cereja. Ele é amanteigado, tem uma massa doce na medida certa e o chocolate e a cereja entram como deliciosas surpresas de sabor e aroma..

Para obter uma massa deliciosa e macia, eu preparei essa receita usando a técnica Tangzhong, que é usada para o preparo do Pão de leite japonês de Hokkaido, esse método é infalível! O resultado da massa é único!

Esse pão é bom para qualquer época do ano, mas também combina muito com o Natal, as características da massa e o recheio sofisticado tem tudo a ver com momentos festivos, de família reunida.

No blog tem várias receitas de pães doces deliciosos, mas eu separei algumas ideias inspiradoras Receita de panetone caseiro macio e delicioso, Pão doce de maçã com canela e açúcar mascavo e Pão doce de coco e creme.

Agora quero contar uma curiosidade para vocês, talvez muitas pessoas já saibam, mas sei que para muitos é uma surpresa. Você sabia que muitas cerejas são feitas com chuchu? Sim! A indústria bolinhas de chuchu que são mergulhadas em groselha. É lamentável, mas é verdade! Então, se você quer comprar cereja de verdade, escolha as cerejas com o cabinho ou leia o rótulo.

 

Pão doce de chocolate com cereja

 

Pão doce de chocolate com cereja

Pão doce de chocolate com cereja

 

Está buscando receitas deliciosas para fazer nesse Natal? Então confira essa seleção com 20 Receitas doces para a Ceia de Natal e Ano Novo. Inspire-se!

 

Pão doce de chocolate com cereja

 

Pão doce de chocolate com cereja
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça esse pão doce de chocolate com cereja e descubra todo o sabor dessa combinação.
Autor:
Categoria: Pães doces
Cozinha: Caseira
Rende: 1 pão grande
Palavras-Chave:
As melhores receitas de Natal, Cereja, Chocolate, Natal, Pão doce, Receita de Natal,
Ingredientes:
  • Tangzhong
  • 5 colheres (sopa) de leite
  • 5 colheres (sopa) de água
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

  • Massa
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó
  • ½ xícara de açúcar
  • ¾ colher (chá) de sal
  • ¾ xícara de leite
  • 1 ovo
  • ¾ xícara de manteiga derretida (fria)
  • ¾ xícara de farinha de trigo para finalizar (aprox)

  • Recheio
  • 150g de chocolate meio amargo (gotas ou picado)
  • 100g de cerejas em conserva picadas (drenadas)

  • Finalização
  • 1 gema
Modo de fazer:
  1. Comece pelo Tangzhong: Em uma panela pequena coloque o leite, a água e a farinha. Misture com um fouet e leve ao fogo baixo e cozinhe até obter um mingau com ponto de pomada. Leva uns 3 minutos.
  2. Transfira essa mistura para uma tigela e cubra com um plástico até esfriar.
  3. Em uma tigela grande coloque a farinha de trigo, o fermento, o leite em pó, o açúcar, o sal (coloque o sal longe do fermento) e misture.
  4. Em uma tigela coloque o tangzhong (frio), o leite, o ovo, a manteiga e misture bem com um fouet para obter uma mistura uniforme.
  5. Coloque os ingredientes líquidos dentro da tigela dos secos e comece a misturar com uma das mãos até obter uma massa uniforme.
  6. Passe a acrescentar a farinha reservada bem aos poucos, de acordo com a necessidade.
  7. A massa deve grudar levemente nas mãos.
  8. Coloque-a sobre a bancada e sove por 15 minutos colocando um pouco de farinha quando necessário.
  9. Transfira a massa para a tigela, cubra com um pano ou filme plástico e leve para crescer em local fechado. Pode ser no forno desligado. A fermentação deve levar de 1h30 a 2h. Ela vai dobrar de volume.
  10. Enquanto a massa cresce, pique o chocolate, escorra bem as cerejas, seque-as com papel toalha e pique.
  11. Assim que a massa estiver crescida, coloque-a sobre a bancada levemente enfarinhada e abra um pouco com as mãos.
  12. Espalhe o chocolate e a cereja e comece a envolver a massa. Se precisar polvilhe um pouco de farinha, mas bem pouco, parece que vai dar errado, mas dá certo. Sove a massa o suficiente para deixar o recheio espalhado, mas evite manipular em excesso, pois o chocolate tende a derreter.
  13. Separe a massa em 7 partes iguais, modele cada parte formando uma bola.
  14. Disponha numa forma untada de aproximadamente 25cm, cubra com um pano e deixe crescer por 50 minutos ou até a massa quase dobrar de volume.
  15. Em um tigelinha bata a gema.
  16. Pincele os pães com a gema e leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos.
  17. Retire do forno, deixe esfriar por alguns minutos e depois retire da forma. Deixe esfriar completamente sobre uma grade.
 

Dicas para o preparo do seu pão

  • As cerejas: Use cerejas em conserva, bem escorridas e secas. Se você não tem pode fazer ele com chocolate. Se quiser, também pode substituir por cranberries ou uvas-passas hidratadas em água e bem escorridas.
  • Chocolate: Se possível, use chocolate meio amargo. Se o dia estiver quente, pique e deixe na geladeira, assim ele não vai derreter tanto no contato com as mãos.
  • Fermentação: o tempo varia de acordo com a temperatura, mas como a massa é doce, normalmente demora um pouco mais do que os outros pães. Na primeira fermentação ela deve dobrar de volume.
  • Ambiente de fermentação: Se estiver frio no dia que você for fazer o pão, encha uma bolsa térmica com água quente e coloque dentro do forno (desligado) junto com a massa de pão que vai fermentar.  A bolsa vai manter o ambiente propício para fermentação.

Na foto acima (esquerda) você pode ver a textura da pomada Tangzhong e na foto da direita, a panela tem a mistura de pomada com os ingredientes líquidos.

 

O pão doce de chocolate com cereja fica macio, desfiando, dourado e muito saboroso.

 

Pão doce de chocolate com cereja

 

Você fez o  pão doce de chocolate com cereja

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece.

A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

 

Pão doce de chocolate com cereja

 

 

Pão doce de chocolate com cereja

 

Gostou da receita do Pão doce de chocolate com cereja? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.