Salgadas, Aves, Carnes

Sobrecoxas bêbadas ao molho de figo e balsâmico

Hoje estou trazendo uma receita inusitada, de sabor sofisticado e muito gostosa. Essas sobrecoxas bêbadas são feitas com um molho de figo e vinagre balsâmico, depois são finalizadas com cerveja e vinho. O resultado é um prato de sabores complexos e intensos que combina perfeitamente com um risoto delicado como esse de abobrinha, mas fica ainda mais perfeito com esse Risoto de queijo parmesão que foi a minha escolha.

Para acompanhar as minhas sobrecoxas bêbadas, além do risoto de parmesão, eu preparei vagens holandesas branqueadas e em seguida, refogadas com manteiga, alho e sal e também uma salada simples de rúcula. A combinação de sabores ficou super equilibrada e deliciosa.

Conheci essa receita em uma postagem do amigo e grande cozinheiro Rubem Christ, que preparou esse prato na casa dele e compartilhou a receita no facebook. Depois que vi, não sosseguei até fazer na minha casa também.

 

Sobrecoxas bêbadas ao molho de figo e balsâmico

Sobrecoxas bêbadas ao molho de figo e balsâmico

Se você gosta de receitas com frango, precisa conferir outras ideias diferentes que já foram preparadas aqui em casa Asinhas de frango ao molho de mel e alhoCoxinhas da asa no forno ao molho asiático.

Sobrecoxas bêbadas ao molho de figo e balsâmico

Sobrecoxas bêbadas ao molho de figo e balsâmico
 
Sobrecoxas bebadas molho figo Baixa 4Sobrecoxas bêbadas ao molho de figo e balsâmico" />
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Prepare essas sobrecoxas de sabor intenso e único, perfeitas para servir com um suave risoto.
Autor:
Categoria: Carnes
Cozinha: Brasileira
Rende: 6 porções
Palavras-Chave:
Cerveja, Frango, Frango bêbado, receita com sobrecoxa, receitas com frango, Sobrecoxas, Sobrecoxas de frango, Vinho Tinto,
Ingredientes:
  • 2 bandejas de sobrecoxas de frango com osso
  • 2 colheres (sopa) de geleia de figo ou figos turcos (veja nota)
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
  • 80 ml de vinagre balsâmico
  • 3 dentes de alho picados
  • 300 ml de cerveja clara
  • 300 ml de vinho tinto seco
  • Azeite de oliva
  • Sal
Modo de fazer:
  1. Comece limpando as sobrecoxas, retire a pele e o excesso de gordura. Usei duas bandejas de 700g, depois que o frango estava limpo, restou 1,1 kg.
  2. Tempere as sobrecoxas, acomode-as em uma tigela, adicione sal a gosto, o açúcar mascavo, o vinagre balsâmicos, a geleia de figo e misture os ingredientes e deixe marinando por 30 minutos, fora da geladeira.
  3. Aqueça uma panela de fundo largo, adicione generosamente azeite, coloque os dentes de alho e refogue para aromatizar o azeite, mas sem deixar dourar.
  4. Peque cada pedaço de sobrecoxa com um pegador para escorrer o excesso de líquido e acomode-os na panela, deixe dourar de um lado, vire para dourar o outro lado.
  5. Adicione os líquidos da marinada e deixe fervendo até começar a secar e grudar um pouco.
  6. Acrescente a cerveja, deixe a panela semi tampada e cozinhe até que comece a secar novamente, virando ocasionalmente.
  7. Então acrescente o vinho, continue fervendo com a panela semi tampada até obter um molho reduzido virando ocasionalmente. Experimente, ajuste o sal e sirva quente.
Notas:
Se você não tem geleia de figo, pique 6 figos turcos e acrescente mais uma colher de açúcar mascavo.
 

A geleia de figo

Ela é bem comuns aqui na região Sul, no meu caso sempre tenho em casa, pois a minha mãe faz para o ano todo. Em função do isolamento, eu tinha só um restinho em casa, então coloquei uma parte de geleia e o restante de figos turcos finamente picados e compensei com um pouco de mascavo. Ficou maravilhoso!!

Então, faça com os ingredientes que você tem acesso, mas faça!!

 

Sobrecoxas bebadas molho figo Baixa 1

 

O vinho

A receita sugere o uso de vinho tinto, mas tenho certeza, que se for feita com um vinho branco seco, ela vai ficar maravilhosa também.

Fez as sobrecoxas bêbadas ao molho de figo?

Então deixa o teu comentário, me conta o que achou do resultado.

 

 

Sobrecoxas bêbadas ao molho de figo e balsâmico

 

Sobrecoxas servidas e deliciosas.

Sobrecoxas bebadas molho figo Baixa 9

 

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Sobrecoxas frango figo vinho 1

Sobrecoxas frango figo vinho 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: