Salgadas, Pães e Pizzas

Pãezinhos de café com leite | Fofos e deliciosos

Eu adoro pão de leite, aqui no blog já preparei várias receitas, mas hoje quero compartilhar esses pãezinhos de café com leite macios e simplesmente deliciosos. Eles têm toda a fofura de um tradicional pão de leite, mas trazem o aroma e o sabor do café.

Para o preparo dessa receita, eu usei a técnica asiática Tangzhong, que consiste em cozinhar parte da farinha com água ou leite, até obter uma espécie de mingau, essa etapa confere uma maciez única. A técnica é usada no famoso Pão de leite japonês de Hokkaido ou shokupan, que é conhecido pela massa delicada, leve e especialmente macia.

Pãezinhos de café com leite

 

Pãezinhos de café com leite

Quer receitas inspiradoras de pães? Então confira essa pequena seleção de receitas que já preparamos aqui em casa Pão de banana fofíssimo, Pão de ovos, Pão de chá preto com nozes e mel e Pão integral de batata e grãos.

 

Pãezinhos de café com leite

5.0 from 1 reviews
Pãezinhos de café com leite
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Prepare esse pão delicioso e deixe a combinação de aromas de pão quentinho com café entrar na sua casa.
Autor:
Categoria: Pães
Cozinha: Brasileira
Rende: 12 pãezinhos
Palavras-Chave:
Como fazer pão caseiro, Pão, Pão de café com leite, Pão de leite, Receita de pão caseiro, Receita de pão de leite,
Ingredientes:
  • Tangzhong
  • ¼ xícara de farinha de trigo
  • ½ xícara de leite

  • Massa
  • 4 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
  • 1 colher (chá) de fermento biológico seco
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • ½ colher (sopa) de leite em pó
  • 2 colheres (sopa) de café solúvel (rasas)
  • 1 xícara de leite morno (240 ml)
  • 30 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher (chá) de sal
Modo de fazer:
  1. Comece pelo Tangzhong Em uma panela pequena misture a farinha e o leite, leve ao fogo baixo e cozinhe por aproximadamente 4 minutos, até obter um creme espesso, parecido com pomada.
  2. Coloque o creme em uma tigelinha e cubra com filme plástico, o filme deve ficar em contato com a pasta para que não crie uma película na superfície. Deixe esfriar.
  3. Massa Em uma xícara, dissolva o café no leite e reserve. Experimente para ajustar ao seu paladar.
  4. Em uma tigela coloque três xícaras de farinha de trigo, adicione o açúcar, o leite em pó e o fermento e misture. Então acrescente o sal e volte a misturar.
  5. Acrescente o café com leite e a pomada (tangzhong) e comece a misturar com a mão até envolver bem os ingredientes e obter uma massa ainda um pouco grudenta.
  6. Então comece a acrescentar o restante da farinha gradualmente, até que a massa esteja grudando pouco nas mãos (a quantidade de farinha por variar).
  7. Coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada e comece a sovar, se necessário vá acrescentando farinha aos poucos, mas evite exagerar.
  8. Depois de sovar aproximadamente 5 minutos, adicione à massa a manteiga cortada em pedaços e continue sovando, trabalhando a massa para integrar bem.
  9. O tempo total de sova é de aproximadamente 15 minutos, se necessário polvilhe aos poucos farinha, a massa deve ficar lisa e grudando bem de leve ao tocar com o dedo.
  10. Coloque a massa de volta na tigela, cubra com um pano ou filme plástico e leve para crescer por aproximadamente 1h30 em local fechado.
  11. Assim que a massa estiver crescida, coloque-a sobre a bancada e sove ligeiramente para expulsar o excesso de ar.
  12. Divida a massa em 12 partes iguais ou na quantidade que preferir, modele os pãezinhos, acomode-os em uma forma grande untada, cubra e leve para crescer por 30 minutos.
  13. Depois de crescidos, leve para assar em forno preaquecido a 180C por aproximadamente 25 minutos.
  14. Retire do forno e deixe esfriando sobre uma gradinha.
 

A quantidade de café

Essas fotos são do meu primeiro teste dessa receita, nele eu usei 2 colheres e meia, e elas estavam bem cheias. O sabor do café ficou ótimo, mas levemente amargo, bem pouco. Então na segunda receita eu reduzi para 2 colheres rasas e acho que o resultado ficou melhor, presente mas sutil.

Como as colheres variam de tamanho, o café também tem variação de sabor, sugiro que na hora de dissolver o açúcar, você coloque aos poucos no leite e experimente para agradar ao seu paladar.

 

 

A fermentação

O tempo de crescimento do pão varia muito de acordo com a temperatura, então é importante observar, pois em um dia quente ele pode ficar pronto para modelar em uma hora, mas em dias mais frios esse tempo aumenta.

Eu sempre gosto de deixar o pão crescendo dentro do microondas, sempre tem que estar em um local fechado. Em dias frios, você pode colocar uma bolsa térmica com água quente dentro do microondas para ajudar a manter a temperatura mais propícia para fermentação.

Se você não tem bolsa, pode colocar uma garrafa PET com água morna ou até uma caneca com água quente dentro do microondas. São dicas simples que ajudam no processo de fermentação.

Pãezinhos de café com leite

 

Deixe o aroma de pão quentinho e café entrar na sua casa.

Paezinhos cafe leite Baixa 2

 

 

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Paezinhos leite cafe 2

 

 

Paezinhos leite cafe 1

 

 

 

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação:  

  • Avatar de Livia Rocha
    • Avatar de Eline Prando