Bovina, Carnes, Massas, Salgadas

Nhoque de batata-doce com ragu de ossobuco

Você gosta de nhoque? E de ragu? Se você também ama esses dois pratos, precisa fazer a minha receita de nhoque de batata-doce com ragu de ossobuco, o sabor desse prato completíssimo é maravilhoso, equilibrado e perfeitos para dias mais frios.

O ragu de ossobuco é um molho de sabor intenso, marcante, aveludado que harmoniza perfeitamente com a delicadeza da batata-doce, prepare essa receita cheia de personalidade e elegância na sua casa também.

Você também adora de receitas com batata-doce? Então confira uma pequena seleção.

Bolinhos de abóbora com batata-doce grelhados

Como fazer batata-doce caramelada

Bolo de batata-doce e castanhas

 

Nhoque de batata-doce com ragu de ossobuco

 

Nhoque de batata-doce com ragu de ossobuco

Nhoque de batata-doce com ragu de ossobuco

 

Nhoque de batata-doce com ragu de ossobuco
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Um nhoque feito com batata-doce temperado com alho assado e servido com um saboroso ragu de ossobuco.
Autor:
Categoria: Massas
Cozinha: Brasileira
Rende: 4 porções
Ingredientes:
  • Para o nhoque
  • 800g de batata-doce sem casca
  • 1 cabeça de alho inteira
  • 1 gema de ovo
  • ¼ xícara de queijo ralado
  • Noz-moscada ralada na hora
  • 1 xícara de farinha de trigo (aproximadamente)
  • Azeite de oliva
  • Sal

  • Ragu de ossobuco
  • 1k de ossobuco
  • 1 cebola grande picada
  • 1 cenoura grande picada
  • 2 talos de salsão picado
  • 1 folha de louro
  • 3 tomates grandes picados
  • 3 dentes de alho picados
  • 3 colheres (sopa) azeite de oliva
  • ½ xícara de vinho branco seco
  • Pimenta preta
  • Sal
Modo de fazer:
  1. Nhoque Descasque as batatas, corte em pedaços, regue com um fio generoso de azeite, adicione sal.
  2. Pegue o alho, com uma faca grande e sobre uma tábua, coloque a cabeça de lado e com um corte único, retire a ponta de todos os dentes.
  3. Coloque o alho dentro da forma e leve, regue com azeite, adicione sal, cubra com alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 200°C até que a batata esteja macia e o alho cremoso por dentro. Aqui levou uns 45 minutos.
  4. Assim que estiverem prontos, coloque a batata quente em uma tigela, com a mão aperte a cabela de alho forçando para extrair todo o purê que tem dentro dele. (cuide para não se queimar)
  5. Amasse a batata e o alho até obter um purê uniforme e bem liso, adicione o queijo, tempere com sal e noz-moscada ralada. Reserve.
  6. Assim que a mistura estiver completamente fria, adicione a gema, misture e comece a adicionar farinha mexendo com uma espátula, coloque aos poucos e o mínimo possível.
  7. Eu usei meia xícara e o restante para modelar os nhoques na bancada.
  8. Polvilhe farinha na bancada, pegue um pedaço da massa, faça rolinhos e corte os nhoques.
  9. Acomode-os em uma forma levemente enfarinhada e repita o processo até ter todos os nhoques prontos.
  10. Ragu Pode ser feito na panela de pressão ou na panela normal. Eu vou ensinar na pressão, pois foi assim que fiz.
  11. Na panela de pressão coloque o azeite, a cebola, a cenoura o salsão, o louro e refogue até que a cebola fique transparente .
  12. Então adicione o alho e os tomates e refogue até que o tomate comece a desmanchar.
  13. Adicione o vinho, acomode os pedaços de ossobuco na panela, adicione sal e pimenta.
  14. O ossobuco vai cozinhar por uma hora, então adicione a quantidade de água necessária para o seu tipo de panela, como eu faço na elétrica, coloquei apenas ½ xícara, pois ela precisa de menos água.
  15. Depois que finalizar, tomando os cuidados para liberar o vapor, abra a sua panela, retire os pedaços de carne e acomode-os em um prato.
  16. Coloque o molho em uma panela larga, leve ao fogo para voltar a ferver. Desfie a carne, coloque na panela, ajuste o sal e a pimenta e deixe ferver para incorporar os sabores.
  17. Se necessário adicione um pouco de caldo para esse tempo de cozimento final e molho de tomate se achar que precisa de mais cor. Eu deixei ferver por mais 15 minutos.
  18. Finalização Prepare o nhoque grelhado ou cozido em água e sirva com molho. (Veja abaixo as sugestões de preparo).
  19. Sirva com o molho e queijo ralado, se quiser decore com folhinhas de agrião.
 

Essas são as peças de ossobuco que usei, um dos cortes mais saborosos das carnes bovinas.

 

 

Dicas para um nhoque perfeito:

  • Para que o nhoque fique leve é importante usar a quantidade certa de farinha, apenas o suficiente para dar liga e modelar.
  • Use as mãos somente para modelar os nhoques, pois elas fazem com que os ingredientes liberem água que é inimiga de um bom nhoque.
  • Um bom nhoque é feito com ingredientes mais secos,  então opte por assar ou preparar no microondas para que eles fiquem menos úmidos.

 

Cozimento e congelamento do nhoque:

Cozimento em água

Coloque bastante água em uma panela, adicione sal e aguarde ferver. Coloque os nhoques, não todos de uma só vez, faça aos poucos. Assim que os nhoques boiarem, retire-os com uma escumadeira e reserve em uma panela fechada para que eles fiquem quentinhos. Repita o processo até que todos estejam cozidos. Então é só servir com o molho que você desejar. Eu servi com um molho rústico de tomates delicioso e queijo parmesão.

 

Nhoque de batata-doce com ragu de ossobucoCozimento na frigideira

Aqueça uma frigideira larga, e se possível, de fundo grosso, adicione manteiga e um fio de azeite de oliva e algumas folhas de sálvia. Então, coloque os nhoques, evitando sobreposição, deixe dourar de um lado e vire, a fim de deixar os o nhoque grelhado por fora e ainda macio por dentro. Finalize com sal, noz-moscada e pimenta! Se necessário, retire da frigideira e repita o processo com o restante.

 

Como congelar o nhoques?

Modele e coloque os nhoque em uma forma enfarinhada, leve para o congelador e assim que eles estiverem completamente firmes, coloque em um saco plástico e leve de volta ao congelador.

Nhoque de batata-doce com ragu de ossobucoComo preparar os nhoques congelados?

Retire os nhoques do congelador apenas na hora de preparar e inicie o cozimento imediatamente, seja na água ou grelhado na frigideira, eles não devem ser descongelados, a fim de mantê-los íntegros.

 

Gostou da receita ? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.