Lanches e Petiscos, Pães e Pizzas, Salgadas, Vegetarianas

Pãezinhos de espinafre no vapor – Recheados

O pão chinês cozido no vapor é um clássico da culinária. Eles são úmidos, saborosos e podem ser feitos com vários tipos de recheios, mas hoje quero compartilhar com você a receita desses Pãezinhos de espinafre no vapor que foram recheados com cebola caramelizada, espinafre e ricota.

O espinafre entra nessa receita para conferir uma cor linda e oferecer todos os seus nutrientes, e para aproveitar os ingredientes por completo, as sobras do espinafre batido são aproveitadas para deixar o recheio saboroso e saudável.

Pãezinhos de espinafre no vapor

 

Pãezinhos de espinafre no vapor

Quer uma ideia de recheio diferente? Confira o nosso Pernil de porco desfiado na pressão.

Pãezinhos de espinafre no vapor

Pãezinhos de espinafre no vapor
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Uma receita fácil, saudável e deliciosa. Experimente na sua casa também.
Autor:
Categoria: Pães
Cozinha: Chinesa
Rende: 16 unidades
Palavras-Chave:
bun, Espinafre, Mantou, Pão, Pão caseiro, Pão de espinafre, Pão recheado, Pão verde, Receita de pão, Vegetariano,
Ingredientes:
  • 3 xícaras de folhas de espinafre
  • 1 xícara de água morna
  • ¼ colher (chá) de fermento biológico seco
  • 3 xícaras de farinha de trigo (375g)
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • ¼ colher (chá) de sal

  • Recheio
  • 3 cebolas grandes em rodelas finas
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) molho shoyu
  • Espinafre (bagaço utilizado no preparo)
  • 1 e ½ colher (rasa) de amido de milho
  • 1 xícara de ricota amassada com o garfo
  • Sal e pimenta preta
Modo de fazer:
  1. Massa Higienize o espinafre, destaque as folhas e coloque-as na xícara medidora pressionando um pouco para preencher bem os espaços.
  2. Coloque a água na jarra do liquidificador, adicione as folhas de espinafre e bata obter obter uma mistura homogênea.
  3. Acomode um coador fino sobre uma tigela e peneire o suco de espinafre. Use uma colher ou espátula para para pressionar e retirar todo o líquido do espinafre. Ele precisa estar bem seco para ser usado no recheio. Reserve o bagaço.
  4. Meça uma xícara de água de espinafre, adicione o fermento, misture e deixe descansar por 10 minutos.
  5. Enquanto isso, em uma tigela média coloque o açúcar, o sal e a farinha, mas reserve ½ xícara dessa farinha para usar no final do preparo. Misture os ingredientes.
  6. Despeje os líquidos na tigela dos ingredientes secos e comece a misturar até obter uma massa homogênea.
  7. Coloque a massa sobre a bancada, comece a sovar e vá acrescentando o restante da farinha de acordo com a necessidade. A ideia é obter uma massa que grude levemente nas mãos. Eu usei toda a farinha para chegar ao ponto.
  8. Sove a massa por 10 a 15 minutos, polvilhando levemente farinha se necessário, mas evite excessos.
  9. Coloque a massa na tigela, cubra com filme plástico e leve para crescer em local fechado por 1h30 ou até dobrar de volume.
  10. Recheio Corte a cebola ao meio e corte em rodelas, finas.
  11. Leve ao fogo uma frigideira ou panela grande, aqueça e em seguida coloque a manteiga, assim que derreter, adicione o açúcar mascavo e mexa para dissolver.
  12. Adicione a cebola e comece a refogar em fogo alto, assim que elas começarem a murchar, adicione o shoyu e reduza o fogo para caramelizar lentamente, continue mexendo até que elas estejam bem douradas.
  13. Então adicione o bagaço de espinafre totalmente espremido e cozinhe por um minuto, ajuste o sal e desligue o fogo.
  14. Então, adicione o amido de milho, pimenta moída a gosto e misture bem. Acrescente a ricota e reserve para esfriar.
  15. Finalização Coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada, amasse ligeiramente apenas para expulsar o excesso de ar.
  16. Divida a massa em 16 partes iguais e faça pequenas bolinhas, acomode-as sobre a bancada polvilhada com farinha e cubra para protegê-las enquanto elas são recheadas.
  17. Pegue uma bolinha e usando o rolo de massa ou com as mãos, achate para obter um disco de aproximadamente 10 cm.
  18. Coloque uma colher generosa de recheio e comece a juntar as bordas para o centro até formar uma trouxinha, faça o acabamento para que ela fique bem fechada, vire a parte do acabamento para baixo e coloque em uma forma polvilhada com farinha.
  19. Repita o processo até rechear todos os pães.
  20. Deixe-os crescer por aproximadamente 40 minutos cobertos por um pano e em local fechado.
  21. Enquanto isso, prepare a panela para o cozimento no vapor, coloque água e aguarde ferver.
  22. Assim que os pães estiverem crescidos, acomode parte dos pães no acessório de cozimento no vapor e tampe a panela. Deixe um espaço entre eles, pois eles crescem.
  23. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos. Retire os pães e repita o processo até que todos estejam prontos.
  24. Sirva com shoyu.
Notas:
* Guarde o suco de espinafre que sobrou e aproveite para suco verde ou para fazer arroz.
 

 

A modelagem dos pães

Nas fotos abaixo você pode visualizar como eu modelei meus pães. Os chineses e outras pessoas habilidosas fazem outros tipos de acabamento com dobrinhas dando pequenos beliscões e torcidas na massa, os pães ficam lindos,  mas como eu não faço parte desse grupo, prefiro fazer os pães redondos mesmo rsrs.

Posso fazer com outro recheio?

Sim! Use a criatividade e prepare o recheio com os ingredientes que mais gosta. Pode ser com outros vegetais, como couve, acelga, cogumelos e também com carne, o pernil suíno desfiado e bem temperado é um clássico quando se fala em recheio de pães chineses. Inspire-se, mas observe para fazer um recheio sequinho.

Aprendi essa receita no blog Eat Cho Food e lá a receita é recheada com couve e cogumelos, deve ficar delicioso. Em outros tempos eu sairia para comprar os ingredientes, mas como por aqui estamos ficando em casa, usei o que tinha na geladeira e o resultado foi um pão maravilhoso.

Utensílios para fazer pãezinhos de espinafre no vapor?

Eu utilizo a panela da Tramontina (desse conjunto) que tem um cesto para cozimento no vapor e atende as minhas necessidades, asso 4 pãezinhos por vez. Também pode-se usar uma cuscuzeira ou os tradicionais cestos de bambu que são acomodados sobre uma panela, a vantagem deles é que como são dois cestos empilhados, pode-se preparar mais pães por vez.

pãezinhos de espinafre no vapor

 

Quer congelar os pães?

Eles congelam perfeitamente, prepare-os no vapor, deixe esfriar e depois leve ao congelador em uma forma, assim que eles estiverem congelados, coloque-os em um saco próprio e leve de volta ao freezer. Para descongelar, você deixar por alguns minutos no vapor ou usar o microondas.

Pãezinhos de espinafre no vapor

 

Posso assar os pães no forno?

Pode! Se você não tem utensílios para cozimento no vapor, ou simplesmente quer assar seus pães de forma convencional, basta modelar os pães e colocar em uma forma, deixando espaço entre eles, deixar crescer e depois assar em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 25 minutos.

pãezinhos de espinafre no vapor

Fez os nossos pãezinhos de espinafre no vapor?

Então nos conte o que achou do resultado, qual o recheio escolhido, se você fez no vapor. Receber teu retorno é essencial para o meu trabalho.

Pãezinhos de espinafre no vapor

 

 

Gostou da receita dos nossos pãezinhos de espinafre no vapor? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.