Massas, Salgadas

Tortéi enrolado cozido na carne de panela

Você conhece o tortéi enrolado? O tortéi tradicional é uma massa recheada com abóbora e servida com molho, o prato tem origem italiana e é bem conhecido na região Sul do Brasil. Já a versão em rolo, é uma receita antiga que foi se perdendo com o passar dos anos e é pouco conhecida.

Hoje estou trazendo essa receita para compartilhar e ajudar a evitar que ela se perca, pois é uma iguaria maravilhosa que merece ser resgatada e divulgada. A minha avó preparava essa versão de tortéi de rolo e a minha mãe sempre fez para a nossa família. Então, nada mais justo do que aprender a fazer a receita diretamente da fonte.

Aproveitei os dias que estou passando em Nova Bassano para fazer essa receita com a minha mãe e com a minha irmã,  e anotei tudo! Pelo que sabemos, tradicionalmente, os rolos de massa eram cozidos em água envoltos por um pano e depois servidos com carne, mas em algum momento da minha infância, testamos o cozimento na carne e nunca mais paramos de fazer assim.

Tortéi enrolado cozido na carne de panela

Tortéi enrolado cozido na carne de panela

Tortéi enrolado cozido na carne de panela

A minha receita ensina a fazer exatamente como a minha mãe sempre fez, com tamanho, proporções e todos os detalhes, tudo isso, é para oferecer um post bem completo e esclarecedor, mas você pode adaptar e fazer do seu jeitinho os detalhes como tamanho da massa, proporção do recheio, quantidade de carne e até os temperos do molho. Ajuste ao seu paladar e delicie-se com essa receita que é sinônimo de nostalgia.

 

Tortéi enrolado cozido na carne de panela
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Prepare essa receita de tortéi enrolado deliciosa na sua casa.
Autor:
Categoria: Massas
Rende: 8 porções
Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 400 g de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal

  • Recheio
  • 800 g de abóbora cozida (sem casca)
  • ½ cebola média picada
  • Salsinha picada (a gosto)
  • Noz-moscada (a gosto)
  • 1 pitada de canela em pó
  • Sal

  • Molho
  • 1,3 k de carne em cubos (pode ser paleta, patinho)
  • 2 colheres (sopa) de azeite ou banha de porco
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho picados
  • ½ lata de tomates pelados
  • 1 folha de louro
  • Água quente
  • Sal e pimenta preta
Modo de fazer:
  1. Carne Aqueça uma panela grande, coloque a banha e a cebola e refogue até ficar transparente, então adicione o alho e a carne e continue refogando até começar a secar os líquidos. Acrescente os tomates, sal, pimenta preta, uma folha de louro e água para cobrir a carne.
  2. Tampe a panela e deixe cozinhando para que ela fique totalmente macia, o tempo varia de acordo com a carne, mas deve levar no mínimo uma hora. Quando necessário, coloque mais água.
  3. Massa: Em uma tigela quebre os ovos, adicione o sal e a farinha gradualmente, misturando com a ponta dos dedos, até obter uma massa que fique bem firme e que não grude nas mãos.
  4. Sove a massa por uns 5 minutos na bancada, coloque em um plástico e deixe descansar por 20 minutos na geladeira.
  5. Recheio Em uma tigela amasse a abóbora, adicione a cebola, a salsa, a noz-moscada, a canela e sal e reserve.
  6. Montagem: Pegue a massa na geladeira, divida em duas partes iguais. Usando o rolo, sobre a bancada levemente enfarinhada, abra a massa para que ela fique fina (com 2mm aproximadamente), um dos lados deve ter aproximadamente 30 cm. Repita o processo com a outra parte.
  7. Espalhe o recheio, usando metade dele para cada massa e deixando as bordas livres para poder fechar o rolo.
  8. Enrole a massa delicadamente, aperte de leve as extremidades.
  9. Cozimento: Assim que a carne estiver macia e com um molho encorpado é hora de cozinhar a massa.
  10. Acomode os dois rolos na panela, coloque sobre a carne, assim a massa não vai grudar no fundo da panela.
  11. Cubra quase que completamente com água, tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos em fogo baixo. Ao espetar a massa com um garfo, ele deve entrar com facilidade até o centro da massa.
  12. Retire a massa, fatie, acomode em uma travessa e coloque molho e carne no centro.
  13. Eu prefiro colocar só um pouco de carne e molho na travessa e sirvo o restante separadamente.
Notas:
Leia também as considerações abaixo da receita.
 

 

Fazendo o tortéi enrolado

Abaixo você pode ver os passos do preparo dos rolos de massa.

A escolha da abóbora

Eu usei a minha preferida, que sempre usamos na casa da minha mãe, a abóbora ou moranga cabotiá, aquela que tem a casca verde bem escuro. Ela é a mais seca e saborosa e pouco úmida. Nós usamos uma abóbora média, o importante é que a abóbora seja bem sequinha, pode ser cozida em água e escorrida assim que estiver macia e melhor ainda se for preparada no forno. Caso o recheio fique muito úmido por causa da abóbora escolhida, você pode usar um pouco de farinha de rosca ou de trigo.

O cozimento

O tempo de cozimento tanto da carne quanto da massa pode variar bastante. Como fiz essa receita no interior, deixamos a carne cozinhando por 1h 30 no fogão a lenha e a massa cozinhou dentro dela por mais 40 minutos, mas esse  tempo pode variar muito, depende do fogão, da panela e assim por diante. O importante é obter uma carne de panela macia, daquelas que ficam desmanchando.

Se preferir, você pode cozinhar a massa usando a outra técnica. Envolva cada rolo de massa em um pano de prato novinho e coloque em uma panela com bastante água fervente com sal, depois que a massa estiver cozida, ela é só fatiar e servir com a carne de panela e o molho.

Se ao retirar os rolos da panela, o molho estiver muito ralo, você pode engrossar usando um pouco de farinha.

O tamanho dos rolos

Nós preparamos dois rolos de 30 cm, que couberam perfeitamente na panela grande e funda que usamos, a nossa tem 40 cm de diâmetro. Se preferir, você pode dividir a massa em mais partes para fazer pequenos rolos, adapte para fazer em casa de acordo com o tamanho da sua família e das suas panelas.

 

Congelamento do tortéi enrolado

Os rolos de massa podem ser congelados sem cozimento, na hora de preparar é só colocar na panela sem descongelar, nesse caso, o tempo de cozimento será maior. Você também pode congelar a massa com a carne depois de pronto.

 

Tortéi enrolado cozido na carne de panela

 

 

Gostou da receita? Então salve a imagem abaixo nas suas pastas do Pinterest para guardar e fazer na sua casa.

Tortéi enrolado cozido na carne de panela