Salgadas, Pães e Pizzas

Pãozinho de cenoura e mel – Macio e delicioso

Um pãozinho de cenoura e mel fofo e simplesmente apaixonante.

A cozinha do Mel e Pimenta é a cozinha da minha casa, as receitas do blog, são feitas a mesa da minha família e elas traduzem muito dos nossos gostos, refletem as características da nossa alimentação. E como vocês podem ver nós amamos pães, já são mais de 100 receitas aqui no blog, optamos por consumir com sabedoria, sem exageros, pois uma boa alimentação é questão de equilíbrio. Dentre tantos pães, foram inúmeros sabores e variações e hoje estou trazendo uma receita nova de pão de cenoura que é uma delícia.

Por mais que eu já tenha testado os mais diferentes sabores de pães, tenho sempre muitas ideias que aos poucos vão sendo executadas aqui em casa e depois vou compartilhando as minhas experiências com vocês. A panificação é um universo repleto de possibilidades, sabores e descobertas, então não temos motivos para comprar aqueles pães fatiados que duram semanas e tem textura de cortiça e sabor de nada. Arrisque-se, entregue-se um pouco mais ao ato de fazer pães em casa e você verá que não tem mistérios.

Voltando a falar da receita desse pãozinho de cenoura com mel, só posso sugerir que você faça na sua casa também, quero que você também possa deixar aquele aroma de pão quente e amanteigado tomar conta da sua casa, quero que você também tenha o prazer de abrir com as mãos esse pão de cenoura ainda quentinho, pois ele é simplesmente maravilhoso, muito macio, tem aquele aroma de manteiga e mel. Enfim, faça e experimente o que eu estou tentando descrever.

 

Você gosta de fazer pães pequenos? Então veja as receitas que selecionamos para você.

 

Paozinho cenoura mel Baixa 10

 

Pãozinho de cenoura e mel

Pãozinho de cenoura e mel

 

4.6 from 7 reviews
Pãozinho de cenoura e mel - Macio e delicioso
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Aprenda a fazer um pão de cenoura fofinho e delicioso.
Autor:
Categoria: Pães
Cozinha: Brasileira
Rende: 20 pães
Palavras-Chave:
Cenoura, como fazer pãezinhos macios, Pão, Pão caseiro, Pão de cenoura, Pão de cenoura crua, Receita de pão de cenoura,
Ingredientes:
  • 100 g cenoura sem casca (1 un média)
  • 200 ml de leite integral
  • 50 ml de água
  • ½ colher (sopa) de fermento biológico seco
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 3 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • ½ colher (sopa) de sal

  • Finalização
  • 1 colher (sopa) de manteiga derretida
  • ½ colher (chá) de mel
Modo de fazer:
  1. Em uma tigela grande coloque o fermento, o mel e a água, misture e reserve.
  2. Enquanto isso, coloque a cenoura e o leite no liquidificador, bata até obter uma mistura muito homogênea.
  3. Despeje a mistura na tigela, acrescente a manteiga e misture.
  4. Comece a acrescentar a farinha de trigo aos poucos e vá mexendo com a ponta dos dedos, ao colocar mais ou menos metade da farinha, com a massa ainda mole (veja a foto) coloque o sal.
  5. Então, continue acrescentando a farinha até obter uma massa que não grude muito nas mãos, a quantidade pode variar um pouco.
  6. Coloque a massa sobre a bancada e sove por aproximadamente 10 minutos, acrescente farinha quando necessário, mas não exagere.
  7. Assim que a massa estiver lisa e elástica, coloque-a na tigela e cubra com um pano ou com filme plástico e leve para crescer por aproximadamente 1h15 em local fechado.
  8. Assim que a massa estiver crescida, divida em 20 partes iguais, no meu caso cada uma tinha 48g.
  9. Modele bolinhas de massa e acomode-as em uma forma grande untada deixando espaço entre elas para que possam crescer.
  10. Leve para fermentar novamente por aproximadamente 30 minutos.
  11. Enquanto o pão cresce, misture a manteiga e mel para finalizar os pães.
  12. Então leve os pães ao forno preaquecido a 180°C e asse por aproximadamente 30 minutos, depois de 20 minutos de forno, abra e pincele ligeiramente a superfície deles com a mistura de mel e manteiga e coloque de volta para acabar de assar.
  13. Os pães ficarão com a superfície dourada.
  14. Retire do forno e deixe-os esfriar sobre uma grade.
 

Nas quatro fotos abaixo você pode ver a como fica a cenoura batida com o leite, a massa durante o preparo, a massa sovada e crescida.

 

 

Paozinho cenoura mel Baixa 5

 

Pãozinho de cenoura e mel, fofinho e colorido

Depois de assados, os pães de cenoura ficam assim, dourados, aromáticos e incrivelmente macios. Faça essa receita de pão na sua casa também e venha nos contar o que achou do resultado.

Pãozinho de cenoura e mel

Como congelar pão?

Uma das vantagens de fazer pãezinhos, é a facilidade para congelar e descongelar. Pão pode ser congelado e o resultado é ótimo! Leve-aos ao congelador em saco próprio. Na hora de consumir, você pode colocar no micro-ondas, descongelar em temperatura ambiente ou ainda levá-los ao fogo baixo em uma frigideira com tampa. O pão fica novinho, macio e delicioso.

Pãozinho de cenoura e mel

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

 

Pãozinho de cenoura e mel receita servido com doce de leite

 

Gostou da receita do pão de cenoura e mel? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Pao cenoura manteiga mel 1

 

 

Pao cenoura mel 1

 

55 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: