Salgadas, Acompanhamentos, Saladas, Saudáveis, Vegetarianas

Salada de feijão branco com vegetais assados

Essa salada de feijão branco com vegetais assados é muito fácil de preparar, é completa, saudável e rica em nutrientes. Além disso, ela é muito versátil, pois você pode criar, inventar usando os vegetais e legumes que tem em casa e que você mais gosta.

A inspiração dessa receita veio depois de assistir a série da Netflix Sal, Gordura, Acidez e Calor, uma obra incrível estrelada por Samin Nosrat. Recomendo fortemente que você assista esse documentário, ao longo de quatro agradáveis o episódios, ela explora cada um dos elementos do título. Essa salada de feijão branco aparece no último episódio em que ela mostra o preparo dela e a importância do calor para a caramelização e liberação de sabores.

Você quer receitas de saladas diferente? Então confira a nossa pequena seleção Salada de grão-de-bico e beterrabaSalada de beterraba e alho poró, Salada morna de alho poróBalila – Uma salada de grão-de-bico.

 

Salada de feijão branco com vegetais assados

Salada de feijão branco com vegetais assados

 

Salada de feijão branco com vegetais assados
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Um acompanhamento delicioso para qualquer refeição.
Autor:
Categoria: Saladas
Cozinha: Brasileira
Rende: 4 porções
Palavras-Chave:
Feijão Branco, salada, Salada de feijão, Salada de feijão branco, Salada de feijão com vegetais assados, Salada fácil, Vegetarianas,
Ingredientes:
  • 1 xícara de feijão branco
  • 2 folhas de louro
  • 1 beterraba média
  • 2 cenouras médias
  • Brócolis
  • Couve-flor
  • Azeite de oliva
  • Limão siciliano
  • Zahtar (opcional)
  • 2 colheres (sopa) de cebola picada
  • Sal
Modo de fazer:
  1. Se possível, coloque os feijões de molho na véspera, assim o cozimento será bem mais rápido, sempre descarte a água do período de molho.
  2. Coloque os feijões em um panela, adicione água, sal, um fio de azeite de oliva, as folhas de louro e leve ao fogo. Cozinhe até que os feijões estejam macios.
  3. Enquanto isso, descasque as cenouras e beterrabas, corte em pedaços e coloque em uma forma grande, deixe um espaço entre elas para que a beterraba não tinja os outros vegetais.
  4. Separe flores de couve-flor e de brócolis de tamanho ,médio, acomode na forma, regue generosamente com azeite, polvilhe com sal.
  5. Leve ao forno aquecido a 250°C e asse por aproximadamente 1 hora até que eles fiquem dourados, cozidos mas ainda firmes. Se algum vegetal ficar pronto antes, retire da forma e reserve.
  6. Em uma pequena tigela coloque azeite de oliva, suco de limão (aproximadamente 3 colheres sopa de cada), adicione a cebola finamente picada, sal e misture.
  7. Escorra os feijões, descarte o louro, coloque-os de volta na panela, polvilhe com zahtar, regue com o molho e misture bem, para que os feijões fiquem bem envolvidos.
  8. Então, adicione os vegetais e misture, acomode em um prato, regue com mais azeite de oliva e sirva.
  9. A salada pode ser servida morna ou fria.
 

Salada feijao vegetais assados Baixa 5

 

O que é Zahtar?

Zahtar é um tempero muito usado na culinária do Oriente Médio, composto por uma mistura de especiarias. Dentre elas, sumagre, gergelim, tomilho, manjerona, orégano. É um tempero super versátil, que também comina incrivelmente com Coalhada secaLabneh e muitos pratos com carne moída e outros. Enfim, vale a pena ter Zahtar ou zaatar em casa.

Salada feijao vegetais assados Baixa 4

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

 

Salada feijao branco vegetais 1

 

 

Salada feijao branco vegetais 2

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: