Pães e Pizzas, Salgadas

Receita de pão integral de cenoura e mel

Fazer pães aqui em casa virou rotina há tempos e com isso sempre temos pão caseiro delicioso e novinho. Faz muito tempo que não passo pela padaria dos supermercados e muito menos pelas prateleiras onde fica o pão fatiado que tem aquela data de validade absurda, resultado dos seus conservantes. E com esses testes na minha cozinha, gosto te fazer pães de novos sabores e hoje quero compartilhar com você essa receita de pão integral de cenoura e mel.

Esse pão é delicioso, incrivelmente macio e o preparo não tem mistério. Muitas pessoas acham que não tem boa mão para fazer pão, bons pães são resultado de experiência, aos poucos os macetes de sova e preparo vão entrando na rotina e os pães lindos começam a sair do forno.

Inspire-se e prepare esse pão delicioso, cheio de cor e nutrientes. Você também pode escolher outras receitas que tem o mesmo perfil, mas que levam outros ingredientes: Pão integral de banana com iogurtePãezinhos caseiros de farinha integral e fubá e Pão integral de laranja com iogurte.

 

Receita de pão integral de cenoura e mel

Faça essa deliciosa e nutritiva receita de pão integral de cenoura. O pão de cenoura é fácil de fazer e muito saudável. Veja a receita e faça pão caseiro.

5.0 from 2 reviews
Receita de pão integral de cenoura e mel
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Um pão nutritivo e muito saboroso
Autor:
Categoria: Pães
Cozinha: Brasileira
Rende: 1 pão grande
Palavras-Chave:
como fazer pão de cenoura, Pão de cenoura, Pão integral, pão integral de cenoura,
Ingredientes:
  • 150 g de cenoura (3 cenouras)
  • 300ml de água morna
  • 3 xícaras de farinha de trigo integral
  • 2 e ½ xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • ¾ colher (sopa) de sal
  • ¾ colher (sopa) de fermento biológico seco
  • 1 ovo
Modo de fazer:
  1. No liquidificador bata a cenoura com a água, coe para extrair 300ml de suco e reserve.
  2. Em uma bacia grande coloque a farinha integral e o fermento, misture e faça uma cavidade no centro.
  3. Adicione o suco, o mel, a manteiga e o ovo.
  4. Comece a misturar com a ponta dos dedos envolvendo os ingredientes, adicione o sal e aos poucos vá acrescentando a farinha de trigo de acordo com a necessidade.
  5. Quando a massa estiver uniforme e sem grudar muito nas mãos, coloque-a sobre a bancada e sove por aproximadamente 15 minutos, polvilhando farinha quando necessário.
  6. Coloque a massa na bacia, cubra com filme plástico e deixe descansar em local fechado por 1h20 ou até dobrar o volume.
  7. Coloque a massa novamente sobre a bancada, amasse para expulsar o ar, modele um pão grande ou dois médios, coloque na forma, cubra com um pano e deixe descansar por aproximadamente 40 minutos ou até que a massa dobre de volume.
  8. Quando a massa estiver pronta para ir ao forno polvilhe farinha de trigo e delicadamente, sem pressionar a massa, faça cortes na superfície usando uma lâmina de corte ou faca afiada.
  9. Leve para assar no forno aquecido a 200C por 35 minutos ou até que o pão esteja dourado.

 

Como assar seu pão na panela de ferro

Modele o pão, espalhe uma generosa camada de fubá no fundo da panela e acomode-o sobre o fubá.

Cubra e deixe crescer por 30 a 40 minutos, polvilhe com farinha e faça os cortes como expliquei acima. Coloque a tampa na panela e leve-a ao forno aquecido a 200C. Asse o pão com a panela tampada por 20 minutos, com muito cuidado, retire a tampa e continue assando por mais 20 a 30 minutos ou até que o pão fique dourado.

O meu pão foi assado na panela de ferro, por isso ele fica com essa aparência rústica.

 

Observações:

  • Para que o pão fique leve o bagaço da cenoura não é usado, mas você pode usar para bolos ou outros preparos.
  • O pão dessa foto foi feito com mais farinha de trigo branca do que integral, pois eu não tinha a quantidade necessária em casa, mas já fiz outras vezes com a quantidade que indico na receita e fica perfeito, tão macio e leve quanto se vê nessa foto.

Pao integral de cenoura e mel Baixa 1

 

Faça essa deliciosa e nutritiva receita de pão integral de cenoura. O pão de cenoura é fácil de fazer e muito saudável. Veja a receita e faça pão caseiro.

 

 

Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do  Pinterest.  Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Receita de Pao integral de cenoura 1

18 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: