Salgadas, Peixes e Frutos do Mar

Moqueca baiana de peixe e camarão

Hoje tem receita de moqueca baiana de peixe e camarão, sim dessa vez a gaúcha vai compartilhar com  vocês a receita desse típico prato baiano.

Há uns cinco anos atrás, quando eu trabalhava no Walmart, eu viajei para Salvador a trabalho, passei apenas uns três dias na cidade, nesses dias pude conhecer Salvador rapidamente. No sábado, antes de voltar para Porto Alegre, eu fechei um pacotão com um taxista que me levou para fazer um tour pela capital baiana e esse passeio me deixou com vontade de voltar para conhecer melhor os lugares dessa cidade linda.

Durante os dias de trabalho, eu também pude conhecer um lugarzinho que nunca mais esqueci, as colegas de trabalho me levaram para almoçar em um lugar simples, mas que é símbolo da autêntica culinária baiana, fomos no Donana Restaurante, lá eu comi uma moqueca incrível que guardei em meio às minhas melhores memórias afetivas.

Ah, não posso esquecer que voltei da Bahia abraçada na minha panela de barro, não resisti e comprei. Talvez ela não seja a panela ideal para moqueca, mas como só tenho ela eu testei e deu super certo.

Moqueca baiana de peixe e camarão - Confira a receita dessa deliciosa moqueca que vem de uma receita da famosa Donana. É uma moqueca fácil, deliciosa e com os sabores da Bahia.

Esses dias eu comprei ingredientes para fazer uma moqueca, então saí em busca da receita da minha melhor referência de moqueca baiana e eis que eu encontro a receita da própria Donana. Eu não tive a menor dúvida, fui para a cozinha e fiz.

Ficou igual à moqueca baiana de peixe e camarão de Donana? Claro que não, mas ficou simplesmente maravilhosa e a primeira moqueca a gente nunca esquece.

 

Moqueca baiana de peixe e camarão

Se você quiser fazer uma receita com muito capricho e com leite de coco de verdade, você pode comprar polpa de coco e fazer um leite de coco caseiro, é muito mais saudável e o sabor é de comida de verdade.

Moqueca baiana de peixe e camarão - Confira a receita dessa deliciosa moqueca que vem de uma receita da famosa Donana. É uma moqueca fácil, deliciosa e com os sabores da Bahia.

 

5.0 from 6 reviews
Moqueca baiana de peixe e camarão
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Uma receita de moqueca baiana simplesmente deliciosa.
Autor:
Categoria: Peixes
Cozinha: Brasileira
Rende: 4 porções
Palavras-Chave:
Camarão, Como fazer moqueca baiana, Moqueca, moqueca baiana, moqueca de donana, Peixe, Receita de moqueca, receita de moqueca baiana,
Ingredientes:
  • 600 gr de peixe fresco em postas
  • 300 gr de camarão
  • 200 ml de leite de coco
  • 3 dentes de alho picado
  • 2 tomates médios
  • 1 cebola grande
  • ½ pimentão amarelo
  • Coentro a gosto
  • 3 colheres (sopa) de limão
  • 1 colher (café) de sal
  • 4 colheres (sopa) de dendê
Modo de fazer:
  1. Coloque as postas de peixe em uma travessa, tempere com sal, alho, coentro e suco de limão.
  2. Corte os tomates e as cebolas em rodelas grossas, retire as sementes do pimentão e corte em fatias grossas.
  3. Forre a panela com os tomates, os pimentões, a cebola e espalhe um pouco de coentro. Essa base irá proteger o peixe para que ele não grude na panela.
  4. Pegue as postas de peixe e faça alguns furos com uma faca afiada para que o tempero penetre. Coloque o peixe sobre os vegetais, regue com leite de coco e acrescente o dendê.
  5. Deixe a moqueca marinando por 15 minutos.
  6. Em seguida leve a panela ao fogo e deixe cozinhar com a panela tampada por 20 minutos. Em seguida, adicione os camarões, não é necessário temperá-los, e cozinhe por mais 5 minutos.
  7. Sirva com arroz branco e farofa.
  8. Eu preparei uma farofa de banana e dendê deliciosa que fiz, refoguei um pouco de cebola com dendê, adicionei a banana em cubinhos e a farinha de mandioca e deixei dar aquela tostadinha. Para finalizar coloquei um pouco de cebolinha bem picadinha.
 

Gostou da receita da Moqueca baiana de peixe e camarão? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Moqueca baiana com camarao 1

 

 

18 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: