Doces, Sobremesas

Sobremesa de laranjinha kinkan em calda

A receita de hoje é essa deliciosa sobremesa de laranjinha kinkan, preparo é simples e o resultado maravilhoso, mas antes vou contar um pouco do que aprendi sobre essa fruta.

As laranjinhas kinkan são originárias da China e se espalharam por toda a Ásia, elas são muito populares no Japão, são consumidas em sobremesa e in natura. Pesquisas indicam que a chegou ao Brasil com os primeiro imigrantes japoneses, por isso, é muito cultivada em São Paulo.

Seu nome kinkan significa “laranja de ouro” e os japoneses acreditam que cultivo e o consumo dessa laranjinha tragam felicidade plena. Como felicidade nunca é demais vamos aproveitar e preparar essa compota deliciosa, cheia de cor, luz e muito sabor.

As frutas dessa sobremesa se mantém íntegras e sem sementes, logo abaixo eu ensino como fazer isso, assim você terá uma sobremesa linda, muito saborosa e sem aquele amargor excessivo. 

Sobremesa de laranjinha kinkan

 

Eu amo doces bem tradicionais, compotas e doces com jeito de sobremesa de avó, então separei algumas ideias para inspirar você.

 

Sobremesa de laranjinha kinkan

o que é laranja ouro?

4.0 from 1 reviews
Sobremesa de laranjinha kinkan em calda
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça essa deliciosa sobremesa feita com laranjinhas kinkan
Autor:
Categoria: Sobremesas
Cozinha: Japonesa
Rende: 6
Palavras-Chave:
compota de laranjinha, Kinkan, laranjinha, laranjinha kinkan, sobremesa de laranjinha, Sobremesas,
Ingredientes:
  • 500 g de laranjinhas kinkan
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 fatias de gengibre sem casca (1/2 cm)
  • 2 e ½ xícaras de água
Modo de fazer:
  1. Leve ao fogo uma panela com água até ferver.
  2. Enquanto isso, lave e seque as laranjinhas. Agora vamos fazer um processo importante para obter uma compota bonita, com frutas inteiras, mas sem sementes.
  3. Usando uma faca afiada, faça de 5 a 8 cortes verticais em cada fruta. (Veja a foto).
  4. Coloque as laranjinhas na água fervente, ferva por 3 minutos, em seguida escorra e coloque-as as uma tigela de água gelada.
  5. Escorra muito bem as frutas, sem pressionar para não deformar.
  6. Agora pegue cada laranjinha, pressione levemente para abrir um pouco e assim conseguir a extrair as sementes usando um palito ou faca pequena.
  7. Leve ao fogo uma panela larga, de preferência com fundo grosso com 2 e ½ xícaras de água e o açúcar, assim que o açúcar estiver dissolvido, acrescente as laranjinhas e o gengibre.
  8. Assim que começar a ferver você pode baixar o fogo, sempre que se formar uma espuma na superfície use uma colher para retirar.
  9. Deixe ferver assim até que as laranjinhas estejam macias e brilhantes, a calda também ficará bem brilhosa, mas ainda líquida.
  10. No meu caso a compota ficou pronta com 25 minutos de fogo.
  11. Coloque a sobremesa em uma compoteira ou vidros esterilizados e guarde na geladeira.
  12. Experimente servir essa delícia com queijo cottage, queijo branco. Também fica incrível com um sorvete com sabores suaves.
 

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

 

Sobremesa de laranjinha kinkan

A receita vem do La Fuji /mama

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Sobremesa de laranjinha kinkan 1

 

13 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: