Arroz e Risotos, Salgadas

Cuscuz marroquino picante | Oh My Beer

Hoje vou falar da última seleção de cervejas que recebi da Ohmybeer, o post está bem atrasadinho, mas a receita e a harmonização foram feitas com todo o carinho.

Nessa seleção recebi a premiada Jean Le Blanc da cervejaria Bastards do Paraná, as belgas Petrus Dubbel Bruin e Sctoch Silly e por fim a Why Can’t IBU produzida pela cervejaria americanaTroo Roads Brewing.

Pela descrição da Ohmybeer escolhi a lupulada Whi Can’t IBU. Para a harmonização preparei um Cuscuz marroquino picante feito com linguiça portuguesa.

Confesso que só o nome da cerveja já me assusta, quando tomei o primeiro gole foi inevitável fazer uma série de caretas, pois ela é amarga, muito amarga, mas depois do primeiro gole e da primeira garfada tudo muda. Ela tem um delicioso sabor frutado e o amargor passa a aparecer só no final. É uma cerveja deliciosa e harmonizada com um prato picante e de sabor marcante fica muito interessante.

Aproveite, conheça o site da Ohmybeer e faça parte dessa experiência de descobertas do mundo cervejeiro.

Cuscuz marroquino picante 

Agora falando sobre a receita tenho que confessar que ando viciadinha em cuscuz marroquino, é um prato super versátil que me inspira para criar novos sabores e inventar. Esse ficou especialmente gostoso, o sabor picante da linguiça contrasta com toda a suavidade e delicadeza do cuscuz, já a ervilha, o tomate e a cebolinha dão um delicioso frescor ao prato.





Ingredientes:
1 xícara de cuscuz marroquino
Caldo de vegetais e frango fervente
1 colher (chá) de curry
1 cebola roxa picada
200 g de linguiça portuguesa picante em rodelas
2 tomates italianos sem semente picado
3/4 de xícara de ervilhas congeladas
Azeite de oliva
Cebolinha picada
Sal

Modo de fazer:
Com o caldo coado e fervendo adicione o curry.

Em uma panela, com o fogo desligado, coloque o cuscuz e adicione o caldo fervente, misture e deixe hidratar por cinco minutos.

*Use a quantidade de caldo informada na caixa, já usei duas marcas e as duas sugerem proporções bem diferentes. (uma marca sugere 1 xícara de cuscuz para 1 de água e a outra 1 xícara de cuscuz para 500 ml de água).

Enquanto o cuscuz hidrata, leve ao fogo uma frigideira, assim que estiver quente coloque um fio de azeite de oliva, adicione a linguiça e refogue por alguns minutos, adicione a cebola e refogue até murchar, acrescente o tomate, refogue sem deixar desmanchar, acrescente a ervilha, integre os ingredientes, ajuste o sal, se preferir polvilhe mais um pouco de curry, acrescente a cebolinha e misture com o cuscuz hidratado. Pronto, agora é só servir e se deliciar.

Lembre que os caldos industrializados são muito nocivos a saúde então, sempre que possível prepare os caldos em casa. 

Sugestão: Leve ao fogo uma panela com um pedaço de frango e adicione batata, cenoura, talos de alho poró, cebola, sal, salsinha abobrinha e o que tiver em casa. Ferva até obter um caldo saboroso, coe e utilize para cuscuz, risotos, sopas e assim por diante.

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *