Bovina, Carnes, Salgadas

Carne desfiada com vinho e mel

A receita de hoje é do Chef Felipe Bronze, ele preparou essa receita para o GNT, confesso que não curto muito as receitas dele, sempre que assistia aquele quadro dele no fantástico eu tinha a sensação que as receitas não ficavam gostosas, mas sem dúvida, eram uma aula bela de química.

Em função disso eu fiquei meio com um pé atrás com essa receita, aí esses dias passando pelo blog Cozinhando para 2 ou 1 vi que a Lú preparou e aprovou.

Eu sei que você está desconfiando também e pensando que uma carne de panela preparada com mel parece um pouco estranho, deve ficar doce e assim por diante, mas eu garanto a você que vale a pena experimentar, é uma carne macia, saborosa, levemente adocicada, muito, mas muito boa.

Eu fiz essa carne para servir de acompanhamento para um Risoni de alho poró que preparei para receber a minha amiga Cris em um almoço aqui em casa. Depois disso as sobras foram transformadas em deliciosos sanduíches de pão baguete com rúcula. Também deve ficar uma delícia como molho para massas e você também pode congelar em porções individuais.

Carnedesfiadacomvinhoemelnovabaia

 

Ingredientes:
1 kg de lagarto ou patinho
4 cebolas roxas em rodelas
1 lata de tomate pelados cortados ao meio
150 ml de vinagre de vinho tinto
100 ml de mel
1 pimenta dedo-de-moça
4 dentes de alho cortados em 4 partes
1 colher (chá) de semente de coentro
300 ml de vinho tinto
Água (o suficiente para cobrir a carne)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Modo de fazer:
Aqueça uma panela de pressão, regue um fio de azeite e coloque a carne lá dentro, em fogo alto sele os dois lados. Agora coloque a cebola, o tomate, o vinagre, o mel, a o pimenta, o alho, o coentro, o vinho, adicione um pouco de sal e cubra a carne com água.
Tampe a panela de pressão e cozinhe por no mínimo uma hora, a carne está no ponto quando você consegue desfiar facilmente usando um garfo. Eu fiz com patinho e levou 1 hora e 30 minutos.
Com a carne no ponto retire-a da panela e usando dois garfos desfie. Enquanto isso volte o molho ao fogo, sem tampa e deixe engrossar bem. Coloque a carne desfiada de volta na panela, ajuste sal e pimenta e está pronto.
Carnedesfiadavinhomel1
Carne desfiadacom vinho e mel
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Avatar de Andrea Bitencourt
    • Avatar de melepimenta